#ForaBolsanaro: Democracia ameaçada no dia 07 de setembro com um possível Golpe de Estado

setembro 07, 2021


07 de setembro de 2021. Essa é a data em que comemoramos a Independência do Brasil. Porém, a atual conjuntura política desvirtuou mais um símbolo nacional. Os desfiles militares saem de cena para entrar manifestações antidemocráticas nas principais cidades brasileiras. 

Bolsonaro convocou parte da população para manifestações presenciais em Brasília-DF e em diversas cidades do país, mesmo em um período de pandemia do Novo Coronavírus em que deveríamos praticar, em tese, o isolamento social e evitar aglomerações.

As manifestações bolsonaristas passam a não ser democráticas quando o presidente e seus apoiadores começam a defender o fechamento do Judiciário, do Congresso, a volta do voto impresso e, o mais impressionante: a intervenção militar (numa possível Ditadura). Se isso não for o prelúdio de um golpe, eu sinceramente não sei mais o que é. Basta ler os livros de história. E isso tudo me preocupa – ou deveria incomodar a todos.
 
Enquanto isso, os meios de comunicação privados, de grande alcance do público, têm medo de chamar essas manifestações de GOLPE. Para piorar ainda mais a situação, Bolsonaro editou uma Medida Provisória que libera, nas redes sociais, a disseminação de conteúdos que propagam conteúdos falsos e discursos de ódio, sob a prerrogativa de liberdade de expressão, alterando o Marco Civil da Internet. Um aceno político importante para os seus apoiadores digitais que operam na base do caos e da discórdia.

O mais chocante de toda essa história é que os manifestantes pró-Bolsonaro realmente acreditam que estão lutando por um Brasil melhor. Eles não entendem que estão sendo usados para legitimar ações antidemocráticas que em nada acrescentam para a melhora da situação social do país. 

Pelo contrário: são pessoas que negam a pandemia da COVID-19, que desprezam a ciência, a cultura, a educação e toda coisa pública. Só o privado que presta. Que, em toda e qualquer oportunidade, tentam deslegitimar as políticas sociais de ascensão social dos mais pobres e, principalmente, dos negros.

Bolsonaro não governa para o todo. Ele governa para uma minoria de loucos que não conseguem entender o quanto a gestão de um lunático abalou as nossas estruturas democráticas. Enquanto isso, vemos as polícias e os militares apoiarem novamente o Golpe de Estado. Sem contar os outros dois Poderes – Congresso e Judiciário, mesmo sendo humilhados, ficando omissos a todo esse levante ditatorial.


Temos que parar de comparar o que está acontecendo a uma questão de direita e esquerda. De Lula ou Bolsonaro. De Verde/Amarelo ou Vermelho. Não é sobre isso. É sobre a defesa da Democracia. É sobre a defesa dos nossos direitos civis e dos direitos humanos. Quem ainda não entendeu isso, é preciso voltar dez casas atrás e reler os livros de história. O nosso tempo de alerta está acabando. A luz amarela já está ligada! E não foi por falta de aviso.

# Ouça o podcast "Café da Manhã" sobre os atos que antecedem as manifestações do 07 de setembro:





Gostou do Café com Notícias? Então, acompanhe o canal no Telegram e siga o blog no Instagram, no Twitter, no Facebook, no LinkedIn e assine a nossa newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários