#Paraolímpiadas: Mineira Ana Caldeira está na seleção brasileira de tênis em cadeira de rodas

agosto 18, 2021


Enquanto o mundo inteiro ainda fala das Olimpíadas de Tóquio 2020, centenas de atletas brasileiros se preparam para competir em outro evento tão importante quanto. As Paraolimpíadas de Tóquio 2021 acontecem de 24 de agosto a 05 de setembro e contam com a representante mineira Ana Caldeira entre os paratletas do tênis brasileiro em cadeiras de roda.

Em 2º lugar no ranking brasileiro e em 43º no ranking internacional, Ana Caldeira (22 anos) compõe a seleção brasileira da modalidade juntamente com Daniel Rodrigues, Gustavo Carneiro, Maurício Pomme, Meirycoll Duval, Rafael Medeiros e Ymanitu da Silva.

Os atletas estavam em São Paulo, no Centro de Treinamento Paralímpico onde ficaram até o dia 08 de agosto, data em que embarcaram para o Japão. A comitiva chega ao país no dia 10 de agosto e ficará em Hamamatsu até 17 de agosto, quando partem para Tóquio.

Na capital japonesa, a equipe entra para a Vila Olímpica, onde poderão treinar nas quadras oficiais do evento até a abertura dos jogos, com data marcada para o dia 25 de agosto.

Belo Horizonte é considerada uma potência no desenvolvimento de atletas de tênis em cadeira de rodas. Há estrutura para os treinos e treinador especializado, o que proporciona ótimas condições. Dos sete selecionados para Tóquio, quatro são da capital mineira: Ana Caldeira, Daniel Rodrigues, Meirycoll Duval, Rafael Medeiros. Gustavo Carneiro também é mineiro, de Uberlândia (MG). Apenas Maurício Pomme (SP) e Ymanitu da Silva (SC) são de outros estados.

Paratleta

Ana Caldeira é uma paratleta de tênis que há 9 anos sofreu um grave acidente de carro que a deixou paraplégica. Mas isso não a impediu de alcançar seus sonhos e ser uma das atletas da Seleção Brasileira, 2ª no ranking atual do país e considerada a 43º do mundo. Ela vivencia o tênis em sua rotina diariamente há 7 anos e acredita que não há limites para crescer.

E com essa dedicação, foco e agilidade, ela foi vice-campeã de duplas do Goiânia Open 2018, vice-campeã de duplas do Wheelchair Brasil ITF Tênis International, ouro representando Minas Gerais na Copa das Federações em 2019 e é destaque em várias outras competições.




Gostou do Café com Notícias? Então, acompanhe o canal no Telegram e siga o blog no Instagram, no Twitter, no Facebook, no LinkedIn e assine a nossa newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários