#FICCEmCasa: Festival Internacional de Cerveja e Cultura aborda o pioneirismo da cerveja artesanal

agosto 23, 2021


Entre os dias  25, 26 e 27 de agosto de 2021, acontece, em Belo Horizonte (MG), a 8ª edição do Festival Internacional de Cerveja e Cultura (FICC). Neste ano, devido a pandemia, será realizada uma versão virtual do evento, cuja temática irá abordar o pioneirismo da cerveja artesanal da capital mineira e seu legado em constante construção. 

Chamado de #FICCEmCasa, o evento irá focar em cinco eixos: Música, Mundo Cervejeiro, Gastronomia, Cultura e Responsabilidade Social. É importante lembrar que o festival poderá ser visto, ao vivo, pelo canal oficial no Youtube. Durante todas as Lives, serão divulgados o deliverys das cervejarias parceiras, no intuito de fomentar e fortalecer financeiramente o setor.

Dessa forma, segundo os organizadores, a 8ª edição do FICC busca construir uma linha do tempo histórica, enaltecendo o pioneirismo da cerveja artesanal mineira e seu sofisticado legado, conduzindo ao protagonismo, tal potencial turístico de Belo Horizonte – com uma população de apaixonados por cerveja e boa gastronomia, fazendo jus ao título recentemente recebido da Unesco, como Cidade Criativa da Gastronomia

Com seis anos de história, o FICC acumulou experiência, conhecimento e maturidade. Ainda assim, segue inovando para estar sempre à frente. Além de proporcionar uma vivência única do festival, acredita que é possível ir além e inspirar pessoas, em suas vidas profissionais e pessoais, por meio da arte e do estímulo ao pertencimento às causas atuais. E foi esse pertencimento que impulsionou a criação do #FICCEmCasa, que nasceu em decorrência da pandemia do Covid-19. 

“Parar nunca foi o nosso pensamento. Ficar no mesmo lugar não faz parte do DNA inovador da Play Cultural, que planeja, dirige e coordena todo o evento”, afirma Diogo Kfouri, diretor da produtora. “O FICC vai além das expectativas. O que começou como um grande Festival de cerveja e música se transformou em uma plataforma de experiências. Foram inúmeros os desafios e conquistas alcançadas. E é a partir do conhecimento, fruto de seis anos de atuação, que o FICC se propõe a contribuir para a construção de um mundo melhor, com pessoas qualificadas e conscientes do seu papel transformador”, conclui Kfouri.

Live

Serão realizadas três lives no canal oficial no Youtube do #FICCEmCasa. A primeira acontecerá em uma das unidades de produção da cervejaria Albanos, grande parceira do Festival e que representa uma das primeiras cervejarias artesanais de Belo Horizonte. Com isso, pretende-se seguir o tema “do pioneirismo ao legado”. 

A Live, transmitida no dia 25 de agosto, contará com a apresentação do processo e da estrutura de produção dessa unidade, que se localiza no bairro Anchieta, além de mostrar a síntese da essência gastronômica do bar do Albanos, além do show do extraordinário músico Daniel Lima.

Já a segunda, no dia 26 de agosto, ocorrerá no complexo gastronômico que une o tradicional restaurante La Traviata, além da Hamburgueria Sava e a cervejaria Inspetor Sands, que funcionam em um mesmo Pub. Aqui, vale destacar as 15 torneiras da Inspetor Sands, com cervejas da melhor qualidade, produzidas in loco e marcadas pelo sabor único e os preços acessíveis e justos. 

“Estamos sempre em busca de novos horizontes, cruzando as fronteiras do mundo cervejeiro e explorando suas tendências. Embarcamos todas as manhãs em uma aventura desafiadora: estimular a experimentação de novos sabores e despertar paixões inesperadas”, afirma Gabriel Motta, um dos sócios do Pub cervejeiro.

Para a Live de encerramento, no dia 27 de agosto, como de costume, o FICC trará uma lenda do rock nacional: Supla e sua banda serão as “cerejas do bolo”. A escolha do artista se fez por sua afinidade com o festival, tendo realizado participações históricas em edições passadas. 

A abertura ficará com a banda Glasgow 9, formada por um publicitário e dois médicos cirurgiões, que encontraram no rock’n’roll uma válvula de escape para a tensão presente na rotina das salas de cirurgias dos hospitais. 

Documentário

Em paralelo, será produzido um documentário com o título “Os Belos Horizontes da Cerveja Artesanal: do pioneirismo ao seu legado", em formato de curta-metragem e com duração de até 25 minutos. O lançamento se dará na Live de encerramento da edição, que contará com a presença de um dos maiores roqueiros do país: Supla, que já esteve no festival, na histórica edição do palco 360º, realizada no Mineirão.

O renomado músico e produtor de vídeos, Matheus Gontijo (da Insônia Filmes) estará no comando do documentário, e uma equipe da Play Cultural que percorrerá diversas fábricas, como Brewpus, TapHouses e bares com foco em artesanais. 

Serão realizadas entrevistas com os pioneiros e até os mais jovens, como o casal Miguel e Ustane, fundadores da premiada cervejaria Wals; o alemão Hans Joachin, fundador do tradicional Stadt Jever; o austríaco Herwig Gangl, fundador e proprietário da Krug Bier; Marco Falcone, que em 2004 fundou a Falke Bier; os fundadores da Cervejaria Albanos Rodrigo Ferraz, e um dos seus diretores, Felipe Tavares, dentre outros.

Roteiro Cultural

Belo Horizonte e sua Região Metropolitana são destaques nacional e internacional como um polo cervejeiro artesanal. Roteiros de turismo que aliam “a sede com a vontade de beber” abriram as portas de diversas fábricas para os visitantes que podem conhecer a produção das cervejas, a história dos empresários, além de degustar as bebidas. No Mercado Novo, no centro de BH, já virou roteiro para apreciar algumas cervejarias artesanais, por exemplo.

As excursões começaram de forma tímida em 2011. Hoje, agências de turismo enxergaram a qualidade das microcervejarias e desenvolveram roteiros exclusivos, acompanhados por guias de elevada excelência. Por sua vez, as fábricas adaptaram suas estruturas para receber os visitantes, instalando até bares temáticos e lojas para a compra de souvenirs. Durante a pandemia, infelizmente, esse modelo de entretenimento e turismo, que estava em constante crescente, foi fortemente atingido.

Nesse sentido, o Festival Internacional de Cerveja e Cultura nasceu em 2015, no auge do desenvolvimento da cerveja artesanal em Minas Gerais, com a proposta de fomentar a indústria e a cultura cervejeira no estado e no Brasil. Desde então, o FICC vem se consolidando como o maior evento de cervejas de Minas Gerais. Ano após ano, reúne as principais cervejarias do estado e do país em um só lugar, com a presença de grandes produtores gastronômicos, bandas renomadas, workshops técnico-científicos, apresentações artísticas e demais expressões culturais.




Gostou do Café com Notícias? Então, acompanhe o canal no Telegram e siga o blog no Instagram, no Twitter, no Facebook, no LinkedIn e assine a nossa newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários