#Aniversário: Café com Notícias completa 14 anos no ar querendo fortalecer a sua COMUNIDADE

agosto 20, 2021


Hoje (20/08) o Café com Notícias completa 14 anos no ar! Durante todo este tempo, o blog nunca parou. Houve pausas para férias ou para momentos de reflexão, mas nada que fizesse esse projeto que tanto amo fosse interrompido. São mais de 3.100 posts publicados. Houve mudanças de layouts. Como também já teve uma época em que publicava três posts por dia. Uma loucura, né! Mas o Café está aí firme e forte.

Pensei muito se escrevia ou não um texto. Pensei se faria um vídeo ou se não faria nada. Porque não tenho uma grande novidade para anunciar no aniversário como eu gostaria. Mas aí hoje, durante a volta para casa após o trabalho, me dei conta de que só de ter um blog vivo durante tanto tempo, merecia sim um motivo para comemorar. Resolvi escrever. Então, bora comemorar?

Quero comemorar a vida. Celebrar esses 14 anos de um projeto tão lindo que me fez conhecer vários lugares e ter oportunidades profissionais que jamais teria se não tivesse ousado, lá em 2007, um mês depois de ter saído da faculdade de Jornalismo, de criar um blog de cultura e variedades. 

Vi de perto o crescimento e queda do Orkut, a ascensão do Facebook, a revolução do Twitter, a força do Linkedin como uma rede social para falar de negócios e de trabalho, sem contar a profissionalização do Instagram, do Youtube e do Whatsapp ou Telegram como redes sociais voltadas para influenciadores e empreendedores.

Inclusive, houve um tempo em que os especialistas falavam da morte dos blogs e do e-mail.

Agora, todos são unanimes em falar que as estratégias on-line não devem mirar mais em redes sociais, mas sim na construção de COMUNIDADE por meio do conteúdo.

E nessa nova era, os blogs voltam a ter um papel importante: eles são um canal que unem o público, porque nem todos os leitores são das redes sociais. Muitos vem de pesquisas do Google, de recomendações de links no Whatsapp ou no Telegram. E, principalmente, de indicações de vídeos e de podcasts.

Tenho pensado muito nisso: de investir mais em conteúdo audiovisual, principalmente em vídeos curtos. A era TikTok está aí batendo na nossa cara e fazendo com que as outras redes sociais mudem de estratégia.

Então, o que eu desejo para os 15 anos do Café com Notícias é que eu consiga fortalecer esse espaço como uma COMUNIDADE.

Claro, o texto continua sendo o carro-chefe. Mas quero me arriscar mais em vídeos curtos.

E quem sabe, um podcast. 

São possibilidades.

Mas, enquanto o mundo das ideias continua a fervilhar, uma coisa que já comecei a fazer é um livro com os bastidores desses anos todos de blog. São muitas histórias. 

E coisas que só quem se arriscou a empreender na web tem ideia da dificuldade. É corre atrás de corre, gente! É barril dobrado, como diria Lumena, do BBB 21. Espero que consiga lançá-lo no ano que vem...se não conseguir, não se desapontem. 

É a vida mostrando um outro caminho. Sinais importantes que não devem ser desprezados.

Espero que nossas agendas se encontrem. Ou melhor, que continuem se encontrando aqui no Café com Notícias.

Obrigado por fazer parte desta história. Desta COMUNIDADE.




Gostou do Café com Notícias? Então, acompanhe o canal no Telegram e siga o blog no Instagram, no Twitter, no Facebook, no LinkedIn e assine a nossa newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários