#FestaJunina: Que tal baixar o e-book exclusivo e aprender a fazer alguns pratos típicos desta época?

junho 25, 2021


As festas juninas trazem um sabor especial aos meses de junho e julho. Isso porque a data festiva é carregada de comidas saborosas que aquecem o corpo e também o coração. Sabe-se que, mais uma vez, a ocasião não poderá ser celebrada nas ruas das cidades por conta da pandemia do #NovoCoronavírus. Entretanto, para não deixar a festividade passar em branco, é possível se adaptar e comemorar dentro de casa.
 
A ideia de se arriscar na cozinha para tentar imitar os clássicos juninos traz uma vantagem extra: a possibilidade de incrementar em alimentos saudáveis.  Além da família se divertir com as criações, é possível buscar versões menos calóricas para aproveitar o período sem deixar de lado a saúde. Por isso, o Café com Notícias reuniu em um e-book exclusivo várias receitas de #FestaJunina. Para baixar, clique aqui.
 
"Em geral, os alimentos contendo amendoim, como paçoca e pé de moleque; as frituras, como o pastel; e os lanches, como o cachorro quente costumam ser as preparações mais ricas em calorias. Claro que tudo depende de como as receitas são preparadas! Por isso, é possível adaptar esses pratos típicos caso as pessoas optem por uma festa junina caseira mais equilibrada", explica a nutricionista Renata Guirau, do Oba Hortifruti.
 
Mesmo sendo interessante trabalhar com novas versões dos pratos, a nutricionista alerta que, muitas vezes, as adaptações podem descaracterizar os alimentos. Portanto, para ela, o segredo de uma comemoração sem preocupações é não abusar das quantidades e priorizar as comidas que cada indivíduo mais gosta. A tática auxilia em um consumo consciente. 

"Foque nas preparações que mais gosta para não fazer muitas opções. Isso implica em um consumo fora do que corresponde ao equilíbrio. Se houver alguma receita típica da sua família, use-a sem modificar os ingredientes para não perder o gostinho caseiro que muitos pratos têm", analisa Renata.
 
Outra dica apresentada pela nutricionista para deixar a ocasião ainda mais saborosa, saudável e leve é apostar nas frutas como sobremesas. Elas podem entrar no cardápio junino sendo acompanhadas de ingredientes como calda de açúcar na maçã do amor ou, até mesmo, calda de chocolate, no caso do morango e da uva. 

"A gente pode comer de tudo, porém em quantidades equilibradas. Uma coisa é comer uma paçoquinha. Outra é devorar uma caixa inteira de uma vez. A quantidade importa muito nessas horas. Por isso, não digo para evitar os alimentos, mas sim para torná-los capazes de estarem dentro de um consumo equilibrado e consciente", aponta Renata.

Versões mais leve

Junho é mês de celebrações das #FestasJuninas e do início do inverno, ocasiões que levam, tradicionalmente, a pensar em delícias gastronômicas e ao consumo de mais calorias. Ainda que nos dias frios o corpo “peça” alimentos calóricos para manter a temperatura corporal estável e as guloseimas juninas sejam uma tentação para os apaixonados por doces, é possível manter o equilíbrio à mesa.

De acordo com a mestre em alimentação e nutrição e coordenadora dos cursos de Saúde do UniCuritiba, professora Maria Fernanda Koch Temporal, seguir uma dieta equilibrada é essencial, seja qual for a ocasião ou a época do ano. “Mesmo no inverno, não há necessidade de alterar os hábitos alimentares, muito pelo contrário, é necessário que a alimentação seja saudável para que o sistema imune tenha um desempenho adequado, prevenindo doenças características da estação, como a gripe, por exemplo”.

Frutas, verduras e legumes devem ser mantidos no cardápio durante o inverno. A sugestão é apostar em diferentes modos de preparo, como a utilização de verduras e legumes em pratos quentes, caldos e sopas, que além de nutritivos são reconfortantes nos dias frios.

Açúcar

Os cuidados e a preocupação com a Covid-19 levaram brasileiros a descuidar do que vai à mesa. Um estudo da Clínica Integrada de Atenção à Saúde do Centro Universitário Una, de Belo Horizonte (MG), revelou que 40% dos pacientes analisados consumiram mais açúcar na pandemia do que o recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Una e UniCuritiba integram o Ecossistema Ânima, uma das principais organizações de ensino superior do país.

A dica é dar preferência aos alimentos in natura. Isso porque a maioria dos produtos industrializados, explica a mestre em alimentação e nutrição Maria Fernanda Koch Temporal, tem em sua composição grande quantidade de açúcares, sódio e gorduras. Esses compostos contribuem para o ganho de peso e favorecem doenças crônicas não transmissíveis, como a obesidade, hipertensão arterial, hipercolesterolemia (colesterol alto), diabetes, entre outras.

Benefícios da água

Além da alimentação equilibrada, a ingestão adequada de água traz benefícios à saúde. A indicação, segundo a coordenadora dos cursos de Saúde do UniCuritiba, é consumir de 30ml a 40ml por quilo corporal ao dia. “Nosso organismo precisa de água para desempenhar todas as funções de maneira adequada, principalmente quando falamos em imunidade e prevenção de doenças”, ensina.

Outra recomendação é manter a rotina alimentar adequada, dividindo a ingestão diária em no mínimo seis refeições: desjejum, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia, todas compostas por alimentos in natura como frutas, verdura, legumes, além de ovos, carnes magras e sementes.

# Clique aqui e baixe o e-book exclusivo com receitas de Festa Junina.

# Ouça a playlist no Spotify para entrar no clima junino:




Gostou do Café com Notícias? Então, acompanhe o canal no Telegram e siga o blog no Instagram, no Twitter, no Facebook, no LinkedIn e assine a nossa newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários