#CaféLiterário: Conheça cinco curiosidades das tirinhas do Snoopy, Charlie Brown e a Turma Peanuts

junho 02, 2021


Um menino, aparentemente, tímido, um cachorro metido a esperto e uma turma repleta de personagens engraçados. Parece algo comum, mas a fórmula faz sucesso há mais de meio século. Trata-se das histórias universais de Snoopy, Charlie Brown e a Turma Peanuts. Criada por  Charles M. Schulz como tirinhas diárias de jornal impresso, o desenho ganhou o mundo e se transformou em livro, desenho animado para a TV, filme para o cinema, peça teatral e uma série de produtos licenciados.

Mas, como essa turminha conseguiu, ao lado do beagle mais famoso do mundo, fazer tanto sucesso? Um dos motivos talvez seja o humor inteligente, irônico e fantástico dos personagens que, em muitos momentos, nos fazem refletir sobre a vida em sociedade. Para celebrar todo esse sucesso, a Editora Planeta DeAgostini convida os fãs para se permitirem viajar nesse universo, por meio da coleção literária "Snoopy, Charlie Brown & Friends, A Peanuts Collection". Para comprar, clique aqui.

As edições especiais de colecionador contam com os quadrinhos de 1952, época em que as tirinhas triplas começaram a ser publicadas, até os anos 2000. Uma homenagem aos 70 anos do cão mais famoso de todos os tempos. Viaje com a Turma Peanuts e relembre essa trajetória cheia de nostalgia. E, para que você conheça mais sobre esses personagens fantásticos, separamos cinco curiosidades. Confira:

1 - Snoopy foi uma das primeiras tirinhas a ter um personagem negro: após a morte de Martin Luther King, em 1968, uma professora escreveu para Schulz falando sobre a importância de introduzir uma criança negra no grupo de Charlie Brown, para ajudar de alguma forma a diminuir o racismo na sociedade. Então, dia 1 de agosto de 1968, ele criou o personagem Franklin, que passa a integrar o grupo e trazer reflexões aos leitores.

2 – A comunicação de Snoopy: o famoso personagem apareceu pela primeira vez em 1950 e, na época, era similar a um cão real, andava em quatro patas e não se comunicava. No entanto, o personagem comunicou-se pela primeira vez, através de balões de pensamentos, dois anos após sua criação. Além disso, compreendia tudo o que os outros personagens da história diziam.

3 - Charlie Brown e seus amigos ao redor do mundo: em 1967, os quadrinhos de Schulz já eram publicados em 745 diários e 396 dominicais na América do Norte nos Estados Unidos e boa parte do Canadá. Tempos depois, As tirinhas já foram publicadas em aproximadamente 2 mil jornais e em mais 60 países, sendo traduzido para 40 línguas.

4 – As tirinhas foram publicadas todos os dias durante 50 anos: Charles Schulz publicou uma tirinha por dia entre os anos de 1950 e 2000, ao todo foram aproximadamente 18 mil tiras publicadas. A última foi lançada dia 13 de fevereiro de 2000, no qual Charles se despede dos seus leitores e anuncia sua aposentadoria.

5 – “Snoopy, Charlie Brown & Friends, A Peanuts Collection”: o livro conta com textos exclusivos e prólogos escritos pelos especialistas em Charles M. Schulz, Alexandre Boide e Érico Assis. Ainda, a primeira edição acompanha um fascículo especial de apresentação da coleção, que traz curiosidades sobre o universo dos clássicos quadrinhos de Snoopy.

As edições de colecionador da editora Planeta DeAgostini estão disponíveis em bancas de revista, lojas on-line e livrarias e incluem volumes temáticos dedicados exclusivamente aos grandes alter egos de Snoopy. O primeiro volume apresenta as histórias em quadrinhos de 1967. “Snoopy, Charlie Brown & Friends, A Peanuts Collection” também está disponível para assinaturas mensais pelo site da editora: http://bit.ly/70anosSnoopy.




Gostou do Café com Notícias? Então, acompanhe o canal no Telegram e siga o blog no Instagram, no Twitter, no Facebook, no LinkedIn e assine a nossa newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários