#CaféLiterário: Livro 20 em 2020 apresenta artistas da América Latina que serão destaque na próxima década

fevereiro 11, 2021


Quais serão os artistas visuais que irão se destacar na próxima década? Você conseguiria arriscar um palpite? Para dar conta de responder a complexa questão a dupla Fernando Ticoulat e João Paulo Siqueira Lopes, fundadores da Art Consulting Tool, imergiu em uma ampla pesquisa curatorial pelos principais destaques artísticos da América Latina

E o resultado não poderia ser outro: o livro 20 em 2020, que tem a missão de mostrar para o público alguns dos trabalhos que podem fazer história na próxima década. Para comprar o livro, clique aqui.

Com realização do Ministério do Turismo e Secretaria Especial da Cultura, e patrocínio do banco BTG Pactual, a publicação terá distribuição nacional a partir deste mês de fevereiro. A obra traz análises de 14 críticos e curadores de diversas nacionalidades e pesquisas

Entre os quais, o cubano Gerardo Mosquera - que assina o texto introdutório do livro -, as brasileiras Diane Lima, Júlia Rebouças e Kiki Mazzucchelli, o mexicano José Esparza Chong Cuy e o peruano Miguel A. López. 

Ainda, o livro destaca o trabalho de 20 artistas latino-americanos e, mais além, de artistas que se relacionam com o continente por meio de suas pesquisas. São nomes como os colombianos Iván Argote e Gala Porras-Kim, o venezuelano Sheroanawe Hakihiiwe, os brasileiros Adriano Amaral, Dalton Paula, Jota Mombaça e Yuli Yamagata, as mexicanas Frieda Toranzo Jaeger, Pia Camil e Tania Pérez Córdova, a francesa Tabita Rezaire, os argentinos Ad Minoliti e Gabriel Chaile, a kuwaitiana Alia Farid, entre outros.

"Os 20 artistas emergentes, cuidadosamente selecionados pelos editores, proclamam a escandalosa diversidade da arte contemporânea da América Latina e rechaçam qualquer tipo de exercício totalizante. (...) Os artistas aqui apresentados nos dão um panorama abrangente de tendências, poéticas, lugares, dinâmicas, risos, obsessões, sensibilidades, ações, reações, desprendimentos, ataques… Enfim, de todo o caleidoscópio da arte que consideramos latino-americana devido ao seu âmbito geográfico ou por afinidades históricas, culturais e linguísticas compartilhadas", reflete Gerardo Mosquera na introdução do livro.

A questão fundamental e premissa da pesquisa recaiu menos sobre os artistas e mais sobre a pergunta "O que é a América Latina?", e se haveria nela uma unidade estética e cultural. "Qual recorte mais adequado para entender este vasto continente? (...) Será que podemos falar de uma voz artística da América Latina?", indaga Fernando Ticoulat no texto de apresentação da publicação. 

"Longe de querer interpretar o outro, este livro procura sustentar dissidências, realçar a periferia e sugerir imaginários variáveis. (...) O que fica claro a partir de nossa pesquisa é a resistência oferecida pelos artistas latino-americanos, cada um com suas poéticas e sensibilidades, sem panfletagem. Resistência contra a homogeneização e comodificação de nossas almas, ritos e mitos. Resistência ao enquadramento raso de clichês antigos, contra qualquer estereotipização", afirma.

Com textos em português, inglês e espanhol, o livro compila análises individuais sobre a produção de cada artista, além de apresentar seus currículos, imagens de obras e vistas de exposições.

Art Consulting Tool

Criada em 2017 e sediada em São Paulo, a Art Consulting Tool (Act.) é uma consultoria de arte que atua junto a todos os agentes do setor: colecionadores, galerias, museus, artistas e instituições. A empresa atua em todas as frentes de criação, curadoria, gestão e produção de livros, exposições e projetos financiados por leis de incentivo.

Sob o comando de João Paulo Siqueira Lopes, fundador e head de art advising, e Fernando Ticoulat, co-fundador e head de projetos, a Act. oferece consultoria a interessados em arte (com coleções recém iniciadas ou já estabelecidas) com acompanhamento em todo o processo: desde a aquisição, logística de montagem, até o gerenciamento e catalogação das obras. 




Gostou do Café com Notícias? Então, acompanhe o canal no Telegram e siga o blog no Instagram, no Twitter, no Facebook, no LinkedIn e assine a nossa newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários