#AEspera: Documentário traz novidades no formato e inova com a proposta de impacto social

dezembro 07, 2020


No começo da quarentena, as produtoras executivas Juliana Schawnz e Gabo Nunes (sócias e fundadoras da Bobó Filmes) convidaram a diretora Marisa Mestiço (que também assina a direção do Masterchef Brasil) para fazerem um documentário sobre os efeitos da pandemia e do isolamento na vida das pessoas. 

Foi assim que surgiu #AEspera, que já inovou na maneira como foi captado e que, em seu lançamento, também traz novidades no formato. O documentário contínuo faz uso de tecnologias que permite maior interatividade com a plataforma, gerando mais conexão com o público e novas possibilidade para as marcas e anunciantes.

Ao gravar, em vez de estar lá, ao vivo, dirigindo uma pessoa, Marisa fez tudo a distância, sem guiar muita coisa. Quando começaram a unir essas histórias, as produtoras executivas Juliana e Gabo sentiram a necessidade de não parar o projeto na entrega do documentário e viram que precisavam fazer algo mais. Em vez de um documentário tradicional, com começo, meio e fim, lançaram um documentário contínuo, on-line, com interação e impacto social. Assista ao trailer:

A plataforma faz uso de diversas tecnologias, como vídeos em 360º, realidade aumentada e possui também uma comunidade onde a ideia é que as pessoas troquem conhecimento e serviços. Qualquer pessoa pode se cadastrar na comunidade e usar o que é oferecido ou também se colocar à disposição para ajudar aos outros.

"Durante toda a captação, percebemos que tínhamos que entregar algo mais do que as histórias negativas, precisávamos de algo positivo e queríamos contribuir de alguma maneira com as histórias que mostramos e para tantas outras que não chegaram até nós. Essa é a ideia da comunidade que está na plataforma, que oferece uma rede de apoio", explica Juliana. 

O documentário é contínuo porque a equipe de #AEspera acredita que a pandemia não acaba ali. "Convicções e vidas estão sendo mudadas por conta de todo o cenário que estamos vivendo em 2020. Não é possível colocar um ponto final nessa história. Precisamos continuar contando essa história e mostrando sua evolução. Ainda estamos vivendo uma pandemia", afirma Gabo.

Linha direta 

Lançando o documentário por meio da nova plataforma, a produtora também abre novos caminhos para produtos audiovisuais. "Nesse formato, não dependemos de canais, streaming e contribuímos para a produção audiovisual alcançar meios mais democráticos de acesso e lançamento", diz Juliana Schawnz.

E não só os produtores de conteúdo que ganham nesse formato. Para a Bobó Filmes, #AEspera também contribui para que as marcas que desejem apoiar o projeto criem novas maneiras de se comunicar com o seu público, de maneira direta, sem intermediários. "Com a plataforma, criamos uma possibilidade enorme de marcas interagirem com o nosso público, criando conteúdos junto conosco", explica Juliana.




Gostou do Café com Notícias? Então, acompanhe o canal no Telegram e siga o blog no Instagram, no Twitter, no Facebook, no LinkedIn e assine a nossa newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários