#VAC2020: Verão Arte Contemporânea traz diversas atrações com preços acessíveis ou entrada franca

janeiro 23, 2020


Até o dia 11 de fevereiro, os belo-horizontinos vão acompanhar 27 atividades em 16 espaços culturais da cidade por meio do 14ª edição do Verão Arte Contemporânea, o #VAC2020. De acordo com os organizadores, as atividades são com preços acessíveis ou entrada franca e englobam desde arquitetura, literatura, gastronomia, teatro, dança, música, artes visuais, cinema e reflexão política. Para adquirir os ingressos, clique aqui

A 14ª edição vai reunir artistas locais e nacionais em 27 atividades, durante 28 dias, em 16 espaços culturais de Belo Horizonte. Realizado e idealizado pelo Grupo Oficcina Multimédia (GOM), a edição #VAC2020 conta com a apresentação da Prefeitura de Belo Horizonte por meio da Secretaria Municipal de Cultura; patrocínio e apresentação do UniBH

O #VAC2020 é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte. Ainda, nesta edição será ampliado o intercâmbio cultural com a França por meio do projeto "Portrait", em colaboração com o Centre National de La Danse (CN D).

"Vamos fazer uma mostra de filmes de coreógrafos europeus da atualidade, que liberaram os direitos autorais para exibição no VAC deste ano. Outros dois importantes coreógrafos franceses, também liberaram os direitos autorais de seus filmes, uma retrospectiva de Jérôme Bel e um documentário sobre as obras mais recentes de Maguy Marin. O público vai entrar em contato com obras de renomados coreógrafos que se destacam pelo caráter inovador e a coerência de suas obras, pautados na pesquisa da dança", explica Ione de Medeiros, diretora artística do VAC.

Outro destaque deste ano é o lançamento do filme "O outro lado da Memória" do diretor baiano André Luiz Oliveira. "A Perspectiva dedicada ao cineasta será marcada pelo lançamento do mais recente trabalho dele. Também haverá um bate-papo com a presença do André Luiz mediado pela escritora Lucia Castelo Branco. Mais do que contemplar o belo, é importante falar sobre e ampliar o aprendizado", diz Jonnatha Horta Fortes, coordenador do VAC.
Crédito: Flávio Charchar / Trivial / VAC / Divulgação. 

Também novidade desta edição, o #VAC2020 realiza pela primeira vez um projeto de residência artística em parceria com o 14º Festival de Verão UFMG e o Centro de Referência da Juventude (CRJ). Após oito encontros, a LAVA, mostra de resultados da residência de criação coreográfica com Thiago Granato, será apresentada no CRJ. O Palco Hip Hop mantém sua parceria com o evento, assim como a Feira Textura

Na área musical, serão lançados dois CD’s autorais. Na gastronomia, além do Jantar Secreto, o #VAC2020 14 recebe o Almoço Secreto, descentralizando o projeto para o Centro Cultural Venda Nova. E, no teatro, destaque para a presença da linguagem cinematográfica integrada nas peças "Eclipse Solar" e "Tragédia", além do espetáculo "Glauco" que propõe reflexões sobre a invisibilidade de pessoas com deficiência visual e LGBTQI+.

Reflexão

O Movimento de Arte e Reflexão Política, M.A.R.P, será realizado no dia 04 de fevereiro, terça-feira, às 19h, no Cine Sesc Palladium. A proposta do M.A.R.P é refletir sobre inquietações relacionadas à arte e à cultura na atualidade. Neste ano, será exibido o documentário "Espero Tua (Re)volta", de Eliza Capai, que apresenta um retrato do movimento estudantil que ganhou força a partir de 2015, ocupando escolas estaduais por todo o Brasil. 

O documentário tenta compreender as ocupações e as principais pautas a partir do ponto de vista dos estudantes envolvidos. Após a exibição do documentário haverá um bate-papo com convidados e mediação da socióloga Nilcéa Moraleida. A entrada é gratuita e a classificação é 14 anos.

Gastronomia

O Verão Arte Contemporânea apresenta uma novidade este ano, além do famoso e disputado Jantar Secreto, a edição 2020 terá também o Almoço Secreto. Ambos produzidos pelo chef Carlos Normando, criador do Projeto Gororoba
Crédito: Carlos Normando / VAC / Divulgação. 

"A nossa proposta é ofertar ao público experiências e sensações desafiadoras, que despertam a imaginação e a cumplicidade. O Almoço Secreto foi criado com o intuito de envolver a comunidade local nessa experiência e por isso escolhemos o Centro Cultural Venda Nova e o CRJ para sediarem esses eventos", explica Jonnatha Horta Fortes.

Ambas atividades são gratuitas e os interessados devem retirar convite uma hora antes do evento, limitado a um convite por pessoa. Participam de cada atividade 30 pessoas. No jantar e no almoço, é montada uma grande mesa para os participantes desfrutarem de uma refeição, cujo cardápio é mantido em segredo até o momento da degustação. São servidos entrada, prato principal e sobremesa.




Gostou do Café com Notícias? Então, siga o blog no Instagram, no Twitter, no Facebook, no LinkedIn e assine a nossa newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários