#BomSucesso: Novela das 7 faz sucesso ao discutir a finitude da vida e o amor à literatura

janeiro 26, 2020

Crédito: Victor Pollack / TV Globo.

O que pessoas tão diferentes podem ter em comum a ponto de construir uma forte relação de amizade? Esse é um dos muitos temas abordados em #BomSucesso, novela das 7 da TV Globo, que terminou na última sexta-feira (24/01) com uma média de 30 pontos – uma das melhores audiência do horário, desde “Cheia de Charme” (2012). Além disso, a trama inovou ao inserir, na reapresentação de sábado (25/11), cenas inéditas que não foram ao ar no último capítulo. Ou seja, uma maneira criativa de presentear os fãs da novela.

Escrita por Rosane Svartman e Paulo Halm, com direção artística de Luiz Henrique Rios e o apoio dos colaboradores Claudia Sardinha, Felipe Cabral, Fabrício Santiago, Charles Peixoto e Isabela Aquino,  #BomSucesso conseguiu cativar o público e a crítica especializada em TV ao discutir a finitude da vida, o valor da amizade e o amor à literatura, sem deixar de lado a abordagem de temas sociais e a discussão racial no Brasil. Abaixo, confira o trailer da novela:


Em material divulgado à imprensa pela TV Globo, a autora Rosane Svartman contou que a novela surgiu de duas inspirações que teve de um estudo do IBGE que mostra que aumentou o número de mulheres que são chefes de família e quando trabalhou como curadora da Bienal do Livro, em que ela percebeu o quanto a literatura unia pessoas de universos tão diferentes. 

"Começamos a pensar em quem são essas mulheres, se elas têm tempo para pensar em si próprias, como deve ser o dia a dia delas, e daí veio a ideia de trazer essa personagem feminina, a Paloma. (...) Achamos que trazer o mundo da literatura era uma inspiração e uma homenagem ao que a gente faz, que é contar histórias", revela a roteirista.

Paloma faz Alberto redescobrir o prazer de viver no tempo que lhe resta. Já Alberto apresenta a Paloma seu mundo, repleto de histórias e novas perspectivas. “Esse encontro é uma junção de almas, e eles vão aprender, um com o outro, a olhar além de seus limites”, aponta Paulo Halm. “Bom Sucesso falou sobre uma questão que acho que falamos pouco: o valor da vida. A vida não é eterna, ela é perene. Queremos lembrar a importância de valorizar os pequenos momentos do dia a dia”, explica Luiz Henrique Rios.
Créditos: Ellen Soares / TV Globo.
  
“A novela se propôs a falar sobre a importância de viver com a consciência de que nossos dias são finitos e únicos. É sobre saber valorizar, de forma intensa, as pequenas coisas do cotidiano, como um abraço em alguém da família, um encontro fortuito com um amigo, um pôr do sol. (...) O encontro desses dois mundos diferentes inicia a história e a partir disso surgem os ingredientes do melodrama, como o triângulo entre Ramon, Paloma e Marcos”, completa Rosane Svartman.

Nova perspectiva

Diferente das novelas que estamos acostumados a ver em que o casal de protagonistas é unido pelo romance e um amor arrebatador, em #BomSucesso é a amizade de Alberto (Antônio Fagundes) e Paloma (Grazi Massafera) é que dão a tônica da história e mexe com a vida dos demais personagens. Dois mundos completamente diferentes, mas que se unem após uma troca de exames no laboratório e um amor visceral pelos livros.

Veja também:
- "Bom Sucesso" foi uma das melhores novelas da história das 7

A possibilidade de perder a vida faz com que Paloma passe a ver a si mesma e de não deixar que os seus sonhos continuem adormecidos. No meio desse turbilhão de sentimentos que afloram nessa mulher que luta diariamente para criar os filhos e garantir o pão de cada dia, ela encontra em Alberto uma pessoa que entende a dor que ela viveu, mas que também a apresenta o universo da literatura e encontra em Paloma a importância de viver novas experiências e ser mais aberto ao amor dos filhos.
Crédito: João Cotta  / TV Globo.

O mais encantador de #BomSucesso foram as dicas de clássicos da literatura ou de trechos de poemas que eram colocados no texto com tanta delicadeza na voz de Antônio Fagundes que nós, telespectadores, viajávamos junto com Paloma, que se imaginava nas histórias narradas por Alberto. Se para Paloma era uma oportunidade de filosofar ao lado do amigo sobre as histórias do universo literário, para o público era uma oportunidade ímpar na TV aberta de ter acesso a uma verdadeira aula de literatura.

#BomSucesso prova para a emissora que o perfil do público da novela das 7 mudou e que não quer ver somente comédias escrachadas, mas que está aberto a outros tipos de história e de, até mesmo, um texto mais refinado. Um dos elogios que é possível ver no folhetim é justamente esse: o texto, a sensibilidade dos diálogos e não tratando o telespectador como um idiota passivo que precisa ter explicações óbvias de cada novo ponto da história. Por isso, listamos alguns pontos que merecem ser destacado na novela. Acompanhe: 







Gostou do Café com Notícias? Então, siga o blog no Instagram, no Twitter, no Facebook, no LinkedIn e assine a nossa newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários