#DicaCultural: Espaço Cultural Vallourec recebe exposição de gravuras de Yara Tupynambá

dezembro 02, 2019

Crédito: Divulgação. 

Uma das mais importantes e respeitadas artistas mineiras leva ao Espaço Cultural Vallourec, em Belo Horizonte (MG), até o dia 15 de janeiro de 2020, as obras de diversas fases de sua carreira na “Exposição de Gravuras de Yara Tupynambá”

A produção ininterrupta da artista ao longo de sete décadas gerou registros de rara beleza, valor histórico e cultural que estarão disponíveis ao público de forma gratuita. Atualmente, Yara parou de produzir as gravuras e algumas são bem raras.

Com curadoria de Robson Soares e Theobaldo Junior, Presidente do Instituto Yara Tupynambá, a mostra traz 40 obras da pintora e faz um recorte nos trabalhos relacionados à memória e ao imaginário popular, além das manifestações tradicionais, religiosas e expressões do cotidiano da artista.
Crédito: Divulgação. 

"Tem muita gente nova que não conhece o trabalho da Yara Tupynambá, considerada o ouro de Minas Gerais. É preciso valorizar os artistas mineiros e, para mim, ela é uma das que mais representa nosso estado. Suas obras e vida são baseadas nas cidades mineiras", afirma Robson Soares.

A partir do imaginário da artista, arlequins, pierrôs e mágicos materializam magia e beleza. A reprodução do “Pequeno Mágico”, que integra esta exposição é a representação do encantamento pela magia do circo e seus personagens, com suas cartolas por onde saem pássaros e flores que brotam do peito do ilusionista. "Este   é   o   mundo   mágico   que sonhei   na   infância   e   que   agora transporto para as telas", diz Yara Tupynambá.

As moças nas janelas, os vasos de flores vistos do interior ou do exterior da casa, os personagens de nossa história, as representações culturais e religiosas retratadas através das imaginárias, a arquitetura colonial e a beleza da flora das Minas Gerais marcam presença na exposição, demonstrando sua consistente produção artística.

Perfil

Natural de Montes Claros, Yara Tupynambá é formada em artes plásticas e tem como principal influência a história, o costume e a cultura do povo mineiro, com o objetivo de perpetuar a tradição de Guignard, com quem teve aulas, ao representar Minas Gerais de forma poética e artística.
Crédito: Divulgação. 
Aos 87 anos, a artista, que foi professora e diretora da Escola de Belas Artes da UFMG, além de já ter lecionado na Escola Guignard, mantém, desde 1987, o Instituto Yara Tupinambá, responsável por desenvolver trabalhos que incentivem as artes plásticas, assim como atividades culturais e educacionais em Minas Gerais.


Serviço

Espaço Cultural Vallourec // Entrada Franca
Rua João Luiz Neto, nº 100. Bairro das Indústrias (Portaria V da Usina Barreiro), Belo Horizonte (MG) // De 02 de dezembro a 15 de janeiro // Horário: 8h30 às 17h.
Observação: as visitas devem ser agendadas pelo telefone: (31) 99967.2840.




Gostou do Café com Notícias? Então, siga o blog no Instagram, no Twitter, no Facebook, no LinkedIn e assine a nossa newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários