#AForçaDoQuerer: Glória Perez reergue novela das 9 ao trazer trama mais próxima da realidade

outubro 21, 2017

Foto: TV Globo / Reprodução. 

Se tem um mérito, dos muitos que podemos destacar em “A Força do Querer”, novela das 9, da Rede Globo, é que a autora Glória Perez apresentou ao público uma telenovela mais próxima da realidade, sem tirar o pé do folhetim de raiz. 

A roteirista, que ficou famosa por colocar em suas novelas histórias de amores impossíveis em países de culturas distintas, resolveu apostar todas as fichas na brasilidade, dando vez não só a uma protagonista, mas para várias personagens que se revezavam no primeiro plano da novela.

Não é à toa que o capítulo final da novela marcou 49 pontos de audiência, segundo o Ibope. A melhor média de um episódio de encerramento de uma telenovela desde “Avenida Brasil” (2012). Ou seja, demorou cinco anos para uma novela das 9 da Globo ser um sucesso de crítica e de público. 

Mais do que que sucesso de audiência e de repercussão nas redes sociais, “A Força do Querer” conquistou forte empatia do público por mostrar personagens muito próximos da realidade do público e que discutiam temas atuais nas suas respectivas histórias.

Glória Perez é uma roteirista que não tem colaboradores, apenas dois pesquisadores que a auxiliam a trazer temas ou personagens da vida real que possam a embasar com argumentos para as suas novelas. 

Em especial, neste último trabalho, foi possível perceber que muitos personagens foram inspirados em casos da vida real como a história da Bibi Perigosa, da lutadora de MMA, Jeiza, ou, até mesmo, do sereísmo defendido de forma tímida pela personagem Ritinha.

Veja também:
- Ofuscada por Bibi Perigosa, Ritinha acaba como coadjuvante
- Novela encerra com maratona e um especial no 'Globo Repórter'
"A Força do Querer" foi a melhor novela de Glória Perez

Outro trunfo de “A Força do Querer” foi a direção de Rogério Gomes que imprimiu na novela um ritmo que, até então, nunca tínhamos visto nas histórias de Glória Perez. Foi uma novela diferente de tudo que Glória já apresentou no ar, mas com elementos que caracterizam a autora no decorrer dos seus trabalhos. 

Como não shippar a química de Bibi Perigosa e Caio, interpretados por Juliana Paes e Rodrigo Lombardi? Atores que foram eternizados como o principal par romântico de “Caminhos das Índias”.

Glória Perez que é bastante conhecida por pedir para o público “voar em suas novelas” e pelo merchandising social, em “A Força do Querer” resolveu dar um tratamento bastante sensível à história do transexual Ivan/Ivana, além de mostrar para o público, por meio da personagem Elis Miranda/Nonato (Silvero Pereira), a realidade do universo das travestis. 

Em um momento de intolerância (política e por grupos religiosos) à população LGBTIQ, a novela não deixa de ser um ponto de debate importante para mostrar o quanto é essencial lutar por respeito e visibilidade social.



Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plus e assine a newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários