#DicaCultural: Parque da Gameleira sedia Festival Internacional de Cerveja e Cultura em BH
julho 27, 2017Foto: iStock / Reprodução. |
Em sua terceira edição, o Festival Internacional de Cerveja e Cultura (FICC) desembarca no Parque da Gameleira, em Belo Horizonte (MG), trazendo o melhor da cerveja nacional e internacional, nos dias 05 e 06 de agosto, de 10h às 22h. Considerado um dos mais antigos e tradicionais polos de produção e desenvolvimento de cervejas do mundo, a Bélgica será o país homenageado no evento deste ano.
Destinado a um público especializado, consumidores e apreciadores, o FICC se consolida como o maior evento de cervejas artesanais de Minas Gerais, atraindo turistas de diversas partes do país e do exterior, interessados em conhecer as cervejas especiais produzidas no Estado.
Poder degustar mais de 250 rótulos de excelentes cervejas artesanais premium de 50 expositores, acompanhada de uma gastronomia de qualidade, ao som de boas bandas mineiras de rock e blues. Um ótimo programa para quem visitar FICC. Com estrutura completa para atender adultos e crianças, o Festival contará com exposição de carros antigos, incluindo Cadillacs, além de uma gigantesca lona de circo, com palhaços e malabares. Sem deixar o amiguinho animal de fora, o FICC será também um espaço Pet Friendly.
De acordo com Diogo Kfoury, um dos idealizadores do Festival e diretor da Play Cultural, responsável pela organização do evento, todo esse clima foi preparado para receber os amantes da cerveja artesanal e suas famílias que vão encontrar produtos de primeira, distribuídos pelas alamedas montadas para abrigar as 50 cervejarias confirmadas.
Para harmonizar com uma boa cerveja, o FICC 2017 terá à disposição do visitantes cerca de 25 opções da melhor gastronomia mineira, com restaurantes de comida japonesa, italiana, portuguesa e espanhola, especializados em peixes e carnes, além de lanchonetes, churros e food trucks. A música terá um espaço múltiplo com três palcos para shows musicais de bandas e Djs.
No sábado, o Palco FICC vai receber a Ummagumma – The Brazilian Pink Floyd, considerada uma das melhores bandas cover brasileira do grupo britânico e que completa 15 anos em setembro, além da Car Wash Rock Blues Band, Inquilinos, Glasgow9, Audergang. Já o Palco Circuito do Rock recebe as bandas Motoca e os Acelerados, Creedence Revival Brasil, Led III e Lurex Queen Tribute, com interpretação impecável do vocalista cover de Fred Mercury.
Fechando o domingo, a partir das 20 horas, no Palco FICC, uma atração especial: a estreia da FICC Bier Band, criada especialmente para o evento. O grupo formado pelos músicos Glauco Mendes, do Pato Fu e ex-Tianastácia, Zé Augusto, da Glasgow9, e JP, terá como convidado Digão, do Raimundos. Criada com o objetivo de celebrar o FICC e valorizar os músicos mineiros, a banda passa a integrar a programação anual do evento, sempre trazendo novos convidados. O encerramento contará com uma apresentação conjunta de vários artistas no Palco FICC.
Antes apresentam-se no mesmo palco as bandas Chapéu e Cabelo, Banda Nêga, Lili Band e Poison Gas. Comandando o som no Palco Circuito do Rock no último dia do festival estão as bandas Cash, Velotrol e Seu Madruga. Além dos shows, o público vai contar com a participação dos Djs Motoca, Le Santos, Nattygroove Selecta, Daniel Seabra (Rock Master), Cateb, Deriz e Yuga.
Outra grande novidade do Festival é que os clientes que utilizarem o serviço de transporte da Cabify poderão fazer o passeio num dos dois balões gigantes que vai sobrevoar a área do parque, proporcionando uma visão aérea de todo o espaço.
Dia de Circo
A criançada ganhou uma atenção especial com um espaço kids recheado de atrações. Uma lona gigante, medindo quase 400 metros quadrados, irá abrigar o circo da Trupe Gaia, responsável pela cenografia e parte circense do Festival. De acordo com o criador do grupo, Gustavo Camargos, que há três anos participa do FICC, nesta edição haverá malabares de fogo e de led, monociclos, trapézio e apresentações de palhaços, mágicos e anões. Também neste local as cores da bandeira da Bélgica – amarelo, vermelho e preto - serão lembradas nos tecidos dos cenários.
Pais e filhos poderão aprender atividades circenses nas oficinas da Escola de Circo que será armada no local. Durante o evento, os sete integrantes da Trupe Gaia vão fazer intervenções e participações entre os visitantes. Com dez anos de estrada, o grupo mineiro é uma das maiores escolas de circo de BH, tendo se apresentado para mais de 50 mil pessoas, sempre com uma pegada cultural que reúne circo, teatro e meio ambiente.
O FICC
O Festival Internacional de Cerveja e Cultura (FICC) nasceu em 2015 da necessidade de se criar um evento internacional de cervejas artesanais, no formato de feira, para fomentar o setor, atrair investimentos e possibilitar um contato direto do público com os melhores produtos do mercado.
Desde sua primeira edição em 2015, o FICC tem o cuidado de abrir portas e debates que possibilitem o crescimento do setor cervejeiro e cultural. A Inglaterra foi o país homenageado para dar início ao festival que reuniu 40 expositores com 150 rótulos de cerveja.
Os números quase dobraram no ano passado. Homenageando o Reino Unido, a segunda edição do FICC contou com mais de 200 rótulos de cerveja e recebeu um grande público em dois dias de festival, que experimentou produtos de mais de 80 expositores e foi embalado por mais de 200 artistas, com o apoio de 500 profissionais.
O evento cresceu e para 2017 serão mais de 250 rótulos de cerveja de 50 expositores espalhados em 65 estandes, que contarão com o apoio de 700 profissionais de diversas áreas.
Este crescimento exigiu uma área com infraestrutura completa, de fácil acesso e vagas de estacionamento para a realização do FICC. Reinaugurado recentemente, o Parque da Gameleira foi o local escolhido pelo conforto, a comodidade e a segurança necessários para se tornar por dois dias a “Cidade do FICC”.
A terceira edição vai homenagear a Bélgica, a exemplo do que ocorreu nas edições anteriores com a Inglaterra, em 2015, e o Reino Unido, em 2016. Considerado um dos mais antigos e tradicionais polos de produção e desenvolvimento de cervejas do mundo, a Bélgica desenvolveu um estilo muito próprio de produção, descolada da rigidez do antigo Império Germânico, com a adição de especiarias, cascas de frutas, temperos e outros.
Em novembro de 2016, as cervejas belgas foram incluídas na lista de Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco. Com forte influência da produção por monges, os diversos estilos oriundos da antiga Gália certamente serão o grande destaque do 3º FICC.
Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plus e assine a newsletter.
0 comentários