#AsmaSMS: Startup envia SMS com dicas para ajudar no tratamento da asma

setembro 08, 2016

Foto: iStock / Reprodução. 

A asma atinge 6,4 milhões de brasileiros acima de 18 anos. É o que mostra a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) do Ministério da Saúde e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No estudo, as mulheres são as mais acometidas pela doença: cerca de 3,9 milhões delas afirmaram ter diagnóstico da enfermidade contra 2,4 milhões de homens, ou seja, prevalência de 39% a mais entre o sexo feminino.

Caracterizada como uma doença crônica que afeta as vias respiratórias e o pulmão, a asma tem controle e tratamento oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). E para quem tem o problema, o clima frio e seco é sinônimo de crises e internações. Diante deste quadro, a startup Tá.Na.Hora criou o #AsmaSMS, para auxiliar as pessoas que sofrem com a asma a prevenirem crises e conviverem melhor com a doença.

O recurso também pode ser usado por familiares que desejam se informar sobre o problema. Além de lembretes para tomar o remédio, o #AsmaSMS envia dicas, alertas e sugestões de links úteis. A plataforma faz com que a população conheça os sintomas e procure ajuda médica antes.

Para quem foi diagnosticado, traz orientações sobre como usar as bombinhas, por exemplo. “O objetivo do programa é auxiliar tanto pais que têm filhos asmáticos – período em que a doença se apresenta de forma mais agressiva, segundo estudos – como adolescentes ou adultos que se esquecem de tomar o medicamento preventivo ou querem viver melhor com a condição”, esclarece Michael Kapps, cofundador da Tá.Na.Hora.

Assim como em outros projetos, a startup quer levar essa tecnologia a toda população de forma gratuita para incentivar uma mudança de comportamento. Além de auxiliar pessoas que sofrem com a asma, o programa também pode ser utilizado na iniciativa privada, como aponta o médico Alexandre Bomfim, especialista em medicina preventiva.

“Outro uso é para hospitais, planos e serviços de saúde em geral, que poderão desenvolver protocolos de relacionamento com os pacientes baseados nessa tecnologia, diminuindo internações e melhorando o desfecho clínico de intervenções”.

O #AsmaSMS é gratuito e tem um mês de duração, a partir do cadastro do usuário. Para receber informações via SMS, os interessados devem se inscrever no site, que também oferece conteúdo adicional. Na página dá para selecionar qual tipo de mensagem deseja receber, como: avisos para tomar o medicamento, dicas para convívio com a doença e/ou ser direcionado para sites especializados. Um familiar pode ainda cadastrar outra pessoa, idoso ou adolescente, por exemplo.

Em tempo

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que 300 milhões de pessoas no mundo, incluindo crianças, sofrem com a asma. Seu sintoma é caracterizado, principalmente, por dificuldade respiratória (falta de ar), tosse seca, chiado ou ruído no peito e ansiedade.

Isso ocorre porque os brônquios do asmático são mais sensíveis e tendem a reagir de forma mais abrupta quando há exposição aos diferentes desencadeadores da doença: frio, mudança de temperatura, fumaça, ácaros ou fungos, e até mesmo odores fortes. A manifestação da doença é ainda mais frequente pela manhã ou no período da noite.

Mesmo não tendo cura para asma, há tratamento e medicamentos específicos para diminuir os sintomas e o agravamento da doença, proporcionando maior qualidade de vida para os asmáticos. Por meio do SUS, a pessoa asmática tem acesso a atendimento integral e gratuito. Basta procurar uma Unidade Básica de Saúde (também conhecida como Posto de Saúde) mais próxima da sua casa.




Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plusassine a newsletter.


  



Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários