Sorrir faz bem para a saúde e para autoestima

janeiro 31, 2016

Foto: iStock / Reprodução. 

Muita gente não sabe, mas sorrir ajuda a liberar endorfina, neurotransmissor responsável pelas sensações de prazer e bem-estar. Ele ainda influencia nos sistemas cardiovascular, respiratório e imunológico. Ao sorrir, a pressão arterial e a frequência cardíaca aumentam, aumentando o fluxo de sangue no organismo; os pulmões hiperventilam, otimizando a distribuição de oxigênio nos tecidos e; por último, há um aumento da quantidade de saliva e, consequentemente, da imunoglobulina, substância de defesa do organismo.  

Além de todos estes benefícios, de acordo com análise realizada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) com 1.612 jovens, o estado dos dentes interfere diretamente na autoestima e, consequentemente nas relações sociais. “A importância do sorriso é muito maior do que as pessoas imaginam. Muitas vezes é preciso perdê-lo para que se possa valorizá-lo”, conta Dr. Paulo Coelho Andrade, especialista em implantodontia e odontologia estética que, lida com casos assim diariamente. 

Segundo o profissional, quando alguém vai em busca de um tratamento estético odontológico para eliminar características desagradáveis do sorriso, como dentes tortos, desgastados e/ou amarelados/manchados, seu principal desejo é ser reconhecido como uma pessoa bonita ou, no mínimo, normal. “E esse reconhecimento não é apenas pela sociedade, é pessoal também”.

Por isso, a preocupação com um sorriso bonito vai muito além dos problemas físicos, como força mastigatória, dor na mandíbula, fonética e alterações no sono, por exemplo. Atualmente a odontologia estética está relacionada à apresentação de uma boa aparência que reflete tanto no âmbito pessoal quanto no profissional, pois ela denota saúde, autoestima, alegria, sucesso, segurança e asseio. 

“Hoje em dia existem diversas opções para reabilitação oral, que vão do clareamento às próteses, implantes e facetas e que devolvem, literalmente, o sorriso ao paciente. Mais do que funcionalidade e saúde bucal, os pacientes buscam uma reabilitação da imagem pessoal e social, ou seja, elas vão atrás de qualidade de vida”, afirma Dr. Paulo.

Para o engenheiro mecânico Moisés Gomes, a odontologia estética comprova que a reabilitação oral é capaz de transformar completamente a vida de um paciente, pois a falta de dentes ou sorriso harmônico influenciam diretamente o cotidiano, seja reduzindo a autoconfiança, seja pela funcionalidade perdida devido à ausência de dentes. 

“Vim de uma geração onde não haviam tantos cuidados com os dentes como atualmente. Depois da perda de dentes, fiz uma reabilitação bucal. Houve melhora na fala, mastigação, halitose e até no sono. Além do mais, hoje eu sorrio mais”.





Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.










Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários