Série "Ligações Perigosas" tem texto denso repleto de sedução e intrigas

janeiro 10, 2016



Com cenas que impressionam pelo excelente acabamento estético, a série “Ligações Perigosas”, da Rede Globo, tem chamado a atenção dos telespectadores pelo texto denso, interpretações de alto nível em meio a uma história bem construída que mistura um ardente jogo de sedução, intrigas e vingança.

Escrita por Manuela Dias e dirigida por Vinícius Coimbra, a trama global possui dez episódios e é baseado no clássico francês de "Les liaisons dangereuses" (As Ligações Perigosas, em tradução livre), romance epistolar do século XVIII, escrito por Choderlos de Laclos (1741-1803), um general do exército francês que quis fazer um paradoxo entre os jogos de sedução e as estratégias de guerra, por meio de uma série de cartas entre amantes.

A história, inclusive, já foi adaptada para o cinema em 1998, cujas personagens principais eram vividas por personagens vividos por Glenn Close e John Malkovich. “Ligações Perigosas” também teve a sua versão voltada para o público adolescente em 1999, com o filme “Segundas Intenções” com Sarah Michelle Gellar, Ryan Phillippe e Reese Witherspoon nos papéis centrais. Abaixo, assista o trailer da minissérie:


Na adaptação Global, a autora Manuela Dias – que é casada com Vinicius Coimbra, trouxe o requinte da década de 1920 para justificar a intensa rede de correspondências por cartas, assim como no livro francês. Isabel (Patrícia Pillar) e Augusto (Selton Mello) se apresentam como dois sádicos cúmplices e amantes, que seduzem as pessoas à sua volta, ora por esporte, ora por vingança, alegando uma sobrevivência de máscaras sociais sem limites.

Isabel se sente rejeitada ao ser preterida por um importante aspirante a político que prefere casar com uma menina mais nova, ao invés dela. Para se vingar, ela se junta a Augusto para seduzir Cecília (Alice Wegmann), para que o político não se case com uma moça virgem, muito menos reservada.

No meio deste ardiloso plano, Augusto quer a todo custo seduzir Mariana (Marjorie Estiano), recatada esposa que realiza trabalhos filantrópicos, mas que possui um marido ausente. O modo como Isabel e Augusto tramam os seus passos para que as suas conquistas sejam almejadas é o ponto alto da história, mas o que eles não contavam é que o amor irá subverter todos os planos iniciais.

Polêmica

Se a Rede Globo tem se valido de cenas com forte apelo sexual nas suas últimas séries e novelas das 23h, como “Felizes Para Sempre”, “Verdades Secretas” e o “O Rebu”, em “Ligações Perigosas” não foi um beijo gay ou uma cena de nu que chamou a atenção dos telespectadores, mas sim uma cena de apologia ao estupro, no quarto episódio da minissérie.
Fotos: TV Globo / Reprodução. 

Nas redes sociais, muitos internautas ficaram incomodados com a cena em que Augusto passa dos limites com Cecília. Ao invadir o quarto da garota, ele passa a mão nas pernas dela, provocar um beijo mais caliente e ainda força uma situação de penetração sexual sem qualquer envolvimento amoroso. Fica claro que Cecília foi coagida a aceitar o sexo com um homem mais velho por medo do que a mãe dela ou a sociedade poderiam falar.

Mesmo com todo o contexto histórico da trama, será que é mesmo válido uma cena como esta em uma minissérie? Ou ainda, será que a cena em si, mesmo que chocante, não pode servir para que as pessoas possam conversar sobre assédio sexual em crianças e adolescentes? Por mais que seja ficção, o problema ainda existe e está mais próximo da gente do que se imagina.







Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.










Jornalista


MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

1 comentários

  1. Eu estou amando a minissérie, mas a cena do estupro me incomodou, não pela cena em si, mas porque na série ela foi retratada como mais um dos artifícios de sedução do Augusto e não como um estupro.

    ResponderExcluir