"Sense8" discute sensibilidade em meio a mentes conectadas

julho 12, 2015



Você já imaginou se conectar com pessoas completamente diferentes? O que pode parecer estranho em um primeiro momento, passa a ser o pano de fundo da série #Sense8, da Netflix, que está causando burburinho nas redes, desde a estreia no dia 05 de junho. A primeira temporada possui 12 episódios e foi dirigida, escrita e produzida por J. Michael Straczynski, Andy Wachowski e Lana Wachowski. Clique aqui e confira 11 curiosidades sobre a série.

A trama conta a história de oito jovens que, de uma hora para outra, passam a se conectar mentalmente a partir de uma visão em comum. Estas conexões permitem que eles possam se sentir, ouvir e ver uns aos outros – inclusive compartilhar habilidades pessoais. Quando as conexões passam a ficar mais fortes, um acaba ajudando o outro a resolver questões pessoais que até então estavam adormecidas em meio ao possível ataque de um outro sensitivo que quer exterminá-los. Confira o trailer, abaixo:

Criada sob a prerrogativa da ficção científica, Sense8 é uma série que também fala sobre sensibilidade. Aliás, sensibilidade é a tônica de todos os episódios que possuem cenas lindas e inspiradoras. A série fala ainda sobre como conectar emocionalmente com o outro e se sentir parte de alguma coisa. Em uma época em que as pessoas estão conectadas umas as outras por meio de aplicativos e de redes sociais, Sense8 põe o dedo na ferida e mostra que, na verdade, não estamos tão conectados com o outro quanto a gente pensa.

Na internet, existe a turma que não gostou da série e outra que amou como Will, Nomi, Lito, Sun, Capheus, Wolfgang, Kala e Riley se conectam. Ao mesmo tempo, há relatos de pessoas que não entenderam a série. Como eles se conectam? Porque eles se conectam em momentos de crise? Do que eles estão fugindo? Quem é esse Sr. Sussurros que quer lobotomizar todos os protagonistas?

A resposta é que Sense8 não é uma série linear, mas sim uma série para sentir. Para a gente começar a refletir que telepatia é muito mais abrangente que possamos imaginar. Telepatia é também conexão, e não só aquela coisa de revirar a mente de outro como já vimos no X-Men, por exemplo. Em mundo tão conectado como o nosso, uma série que vem falar de outras conexões – sobretudo a emocional, é quase que voltarmos ao tempo e propor um novo paradigma.
Cena do episódio final da primeira temporada de "Sense8". Foto: Netflix / Reprodução. 

Você já conseguiu conectar com outra pessoa? Você já se conectou com algo ou algum grupo? Talvez, Sense8 tenha despertado amor ou ódio muito por causa disso, principalmente por levantar esse tipo de incomodo em quem assisti e ainda não se conectou com nada, nem ninguém. Os irmãos Wachowski – conhecidos pela trilogia dos filmes Matrix são especialistas em mostrar este tipo de situação: pessoas que não se sentem confortáveis em seus meios, ou até em suas próprias vidas.

Sense8 tem muito disso. E assim como Matrix ou Lost, não é uma série para assistir e esperar respostas prontas e capítulos didáticos. Trata-se de uma trama como pouco se vê hoje em dia: muito mais preocupada em discutir as relações humanas por meio de reflexões do que trazer soluções pré-determinadas. Ainda bem que Sense8 é uma série da Netflix e que não corre o risco de ser cancelada por conta de audiência ou de internautas que ainda não se conectaram com a história. Que venha a segunda temporada!






Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.










Jornalista



MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários