"Bake Off Brasil" precisa provar que não é um "MasterCheff" de bolos

julho 26, 2015



Encontrar o melhor e mais criativo confeiteiro amador do Brasil. Esta é a tarefa do reality show Bake Off Brasil, que estreou na noite deste último sábado (25/07), no SBT, às 21h30. Com formato criado pela BBC Worldwide, da Inglaterra, e reproduzido em mais de 20 de países sob o título de The Great Bake Off, o programa ainda precisa provar para o público brasileiro que não é um MasterCheff de bolos e doces.

Bem produzido, o Bake Off Brasil estreou com 7 pontos de audiência com pico de 9 e garantiu a vice-liderança para a emissora de Silvio Santos. Durante todo o tempo de exibição, ficou entre os assuntos mais comentados nas redes sociais. Com 12 participantes que adoram cozinhar doces de forma amadora, o reality show tem, inclusive, outro desafio: fazer com que os candidatos elevem o nível dos pratos apresentados, e isso não será uma tarefa fácil.

Apresentado por Ticiana Villas Boas – jornalista que deixou o Jornal da Band após a licença maternidade para migrar de vez para o entretenimento, assim como Fátima Bernardes e Ana Paula Padrão; o reality tem um cenário bucólico, como se fosse um chá da tarde na fazenda. Em uma tenda, os 12 participantes terão que preparar bolos e doces, sob análise crítica do empresário Fabrizio Fasano Jr. e da chef Carolina Fiorentino.

De acordo com as regras do reality, os participantes enfrentarão três tipos de desafio ao longo da competição: técnico (todos recebem a mesma receita e devem prepará-las), criativo (os participantes devem fazer receitas que sejam deliciosas e que também se destaquem pelo visual elaborado) e o marca registrada (cada um cria sua receita preferida a partir do tema do dia).

O programa terá um total de 13 episódios com cerca de uma hora de duração cada. A grande final do Bake Off Brasil terá os três melhores disputando o título de campeão da 1ª temporada. Ao final, um livro de culinária será publicado com as principais receitas do vencedor e do programa.

"O diferencial do nosso programa é que ele é muito bonito. Ele se passa em uma fazenda, com uma estética maravilhosa. Então mexe com uma coisa de ter externa e ao mesmo tempo de ser dentro de um estúdio. Os participantes são incríveis. Tem personagens que a gente vai se apaixonar de primeira. Estou me sentindo muito solta e à vontade nessa estreia no entretenimento. Está sendo mais fácil e mais gostoso do que imaginava", explicou Ticiana, durante a entrevista coletiva nos estúdios do SBT, em São Paulo.

Estreia

No episódio de estreia de Bake Off Brasil, o público ficou chocado com a falta de tato de muitos participantes. O nervosismo deles fez com que os jurados escolhessem o bolo menos pior, e não o bolo que se destacou pela apresentação, sabor ou criatividade do confeiteiro. E, assim como o MasterChef, o reality também elimina um participante que menos impressiona com sua obra, sempre com críticas felinas.

Foram pedidos para os candidatos reproduzissem, como primeira receita no reality show, o “bolo da sua vida”. Os jurados apresentaram para os participantes quais eram os bolos que significavam passagens marcantes da vida de cada um, pensando que eles escolheriam receitas com este mesmo objetivo. E, por incrível que pareça, teve participante que deixou o nervosismo tomar conta e não acertou a mão da massa, nem da apresentação do bolo.

Já na segunda tarefa, foi pedido para fazer um bolo invertido de maçã. E, mais uma vez, boa parte dos participantes não conseguiram fazer a receita, seja por desconhecer este tipo de bolo, seja pelo nervosismo. Ao que parece, a produção do Bake Off Brasil escolheu não os melhores participantes confeiteiros, mas os que renderiam divertidos momentos no vídeo pelo jeito expansivo e autêntico.

Pode parecer cruel, mas é possível perceber potencial de confeiteiro em apenas dois participantes: Marília e Ronaldo. Apesar de Ayrton ter vencido a segunda prova, visualmente os bolos dos outros dois participantes tiveram uma apresentação muito melhor e, sem dúvida, são candidatos que tem grandes chances de chegar a final do reality gastronômico. Espero que no decorrer dos episódios o nível dos participantes melhore um pouco mais.

Além disso, talvez pelo excesso de zelo – ou medo de que o programa não funcionasse, o SBT construiu o Bake Off Brasil de uma maneira extremamente parecida com o MasterCheff, da Band: seja pelos jurados ácidos com alto nível de sinceridade, seja pela excelente apresentação de Ticiana que mostrou desenvoltura e simpatia. Mesmo com tamanha semelhança, a atração é uma grata surpresa dentro desta nova moda televisa de investir em realitys culinários, principalmente no sábado à noite em que as opções de qualidade na TV aberta são tão escassas.




Fotos: SBT / Divulgação.






Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.










Jornalista




MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários