Site "PenseSUS" esclarece informações sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) para os internautas

novembro 13, 2014

Site "Pense SUS". Foto: Reprodução.


Com um pouco mais de 25 anos de existência, o Sistema Único de Saúde (SUS) ainda é um mistério para muitos brasileiros. Como funciona? Onde tenho que ir para ser atendido? Qualquer um pode usar o SUS? Estas e outras dúvidas são respondidas no site PenseSUS, criado pelo Instituto de Comunicação e Informação em Científica e Tecnológica em Saúde (Icict) e da Vice-presidência de Ensino, Informação e Comunicação da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

O site visa esclarecer dúvidas tanto para profissionais quanto para o público em geral sobre temas relacionados ao SUS, além de disponibilizar conteúdos referentes à saúde pública para promover uma ampla reflexão sobre a rede de atendimento como política nacional de saúde no Brasil. A grosso modo, o site é composto por 25 verbetes que ajudam a esclarecer questões sobre a saúde pública.

Segundo o vice-diretor de informação e comunicação no Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict) da Fiocruz, Rodrigo Murtinho, “o site não pretende substituir o site do Ministério da Saúde ou os sites oficiais do SUS. É pra complementar, já que boa parte do material é reaproveitado, sistematizado dentro do PenseSUS”.

Ao clicar em um dos 25 verbetes, é possível ter acesso à definição do tema ou a artigos científicos, além do acesso a pesquisas acadêmicas, livros e entrevistas com especialistas. “A ideia é buscar outras experiências com a sociedade civil e com estruturas de governo, além buscar contribuições para alimentar o site a partir dessas experiências”, completa Rodrigo Murtinho.

Saúde Pública

O Sistema Único de Saúde (SUS) foi instituído em 1988, e passou a oferecer a todo cidadão brasileiro acesso integral, universal e gratuito a serviços de saúde. Considerado um dos maiores sistemas de saúde públicos do mundo, o SUS beneficia todos os brasileiros e estrangeiros que estejam no país por algum motivo.

Cada ente da União (Município, Estado e Governo Federal) possui responsabilidades, cabendo ao município ações voltadas, principalmente, na atenção primária (Posto de Saúde, UPA e Estratégia da Saúde da Família). Por isso, é muito importante o empoderamento da população para reivindicar melhorias no sistema, seja por meio de conselhos ou associações.

Por ano, o SUS realiza cerca de 2,8 bilhões de atendimentos, desde procedimentos ambulatoriais simples a atendimentos de alta complexidade, como transplantes de órgãos. Paralelamente à realização de consultas, exames e internações, o SUS também promove campanhas de vacinação e ações de prevenção de vigilância sanitária, como fiscalização de alimentos e registro de medicamentos.







Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.









Wander Veroni
Jornalista



MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários