#Crônica: Por que existe tanta agressividade nos comentários da internet?

fevereiro 08, 2014

Foto: iStock / Reprodução.


Não é preciso fazer muito esforço. Em tempos de redes sociais, todo mundo tem um comentário publicado em algum lugar. A opinião deixou o núcleo familiar e a a roda de amigos para se tornar pública na web. Mas, por que existe tanta agressividade nos comentários da internet?

Faz tempo que questiono esse comportamento agressivo. O que o internauta ganha em despertar o ódio? Será que ele faz isso de forma consciente ou intuitiva? Basta acompanhar a seção de comentários de alguns blogs e sites. Tem sempre alguém acima do tom, seja incitando a violência por meio de palavras ofensivas, seja promovendo o preconceito.

É assustador. Muitas vezes, usando do direito de liberdade de expressão, nos deparamos com comentários do “arco da velha”. Internautas que desviam o debate inicial do post para provocar o autor ou outro comentarista de forma gratuita e infantil. Ou ainda pior: tem internauta que acredita que criticar é falar mal de alguma coisa ou de alguém.

Na visão deles, quem elogia, concorda ou promove o debate sadio, “não presta”. É "chapa branca", reacionário, fascista, comunista, “maria vai com as outras” e deveria sair "de cima do muro”. O que é isso, companheiro? Onde foi parar o respeito com a opinião alheia? A era da barbárie já passou. Pelo que vi na internet, não estou sozinho nesta impressão:



Cheguei a conclusão que está faltando tolerância na internet. Comentar é emitir opinião, não uma doutrina, muito menos uma sentença. Ninguém será convertido com um comentário. O mundo não vai acabar porque eu penso diferente de você. Tudo bem ser diferente. Faz parte do jogo democrático.

Outro dia, resolvi deixar um comentário em site de grande audiência sobre o mundo do entretenimento. Não sou muito de comentar lá por conta desta agressividade dos comentaristas. Escrevi um comentário dentro do contexto do post. Em instantes, fui atacado por um grupo de comentaristas revoltados com aquilo que escrevi. Ou melhor, revoltados por ter me posicionado.

Em nenhum momento fui convidado a debater. Fui atacado com inúmeros adjetivos grosseiros e até por coisas que não fiz dentro do comentário. Se quisesse, poderia continuar o ciclo da briga. Mas estaria brigando com o quê e com quem? Será que vale a pena gastar energia brigando na internet? Não. É muito mais produtivo fazer outra coisa.

Sejamos francos: uma coisa é debater, outra é brigar. Sinceramente, amo o debate. Nestes quase sete anos do Café com Notícias já participei de debates muito interessantes na internet. Agradeço a Deus e aos leitores desse blog que sempre comentam – seja aqui na seção de comentários, seja por e-mail ou nas redes sociais, de forma respeitosa.
Foto: iStock / Reprodução.

É claro que aqui no Café com Notícias recebo comentários agressivos, preconceituosos e ofensivos. Mas, por moderar, eles não são publicados. E nem vão ser. Quem agredir sem motivo vai brigar sozinho. O blog é um espaço de debate, não de ofensa, muito menos de promoção ao ódio. Quer debater? Se identifique e seja educado.

Pela legislação brasileira, o autor do blog/site é responsável (juridicamente) pelos comentários publicados. Por isso, os comentários do Café com Notícias são moderados. O leitor tem o direito de não concordar com o que escrevo, mas não tem o direito de me ofender e/ou de agredir os outros leitores.

De verdade, gostaria de entender de onde vem tanta agressividade na internet? O que uma pessoa ganha ofendendo a outra de forma gratuita e, muitas vezes, sem sentido? Será que é baixa autoestima? Carência? Valentia reprimida? Vontade de mudar o mundo? Vai saber. O importante é ter respeito, minha gente. Como diria os mais velhos, "respeito é bom e todo mundo gosta". Quer ser respeitado? Se respeite e respeite o outro.





Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.







Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

8 comentários

  1. Pensei em escrever um tratado sobre o tema rsrsrs, mas vou apenas dizer que concordo com você em todos os aspectos. Também ando cansada dessa agressividade gratuita das pessoas, notadamente no twitter, minha rede favorita. Sabe, as pessoas insultam, denigrem, injuriam... entre outras coisas. Vezes passo dias sem entrar nas redes pra ter estômago e voltar. O que consola é saber que temos espaços com esse aqui que ainda preserva o bom senso e o bom debate.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sil! Obrigado pelo comentário e pelo apoio. Confesso que estou cansado de tanta agressividade. Já deixei de comentar em blogs/sites que gosto por conta desses internautas violentos. Quando comento e recebo uma pedrada não revido de forma violenta. É preciso quebrar esta corrente e construir pontes. Beijos

      Excluir
  2. Notável o texto, Wander. Ontem mesmo, fui atacada num comentário que deixei no facebook de uma amiga. Resultado, um monte de gente que nem leu meu comentário direito, endossou e engrossou as agressividade da pessoa. Não parti pra briga, mas delicadamente traduzi meu comentário, no que fui apoiada pela dona do perfil. É lamentável. As pessoas sequer sabem o que significa criticar e saem por aí destilando veneno e agressividade, e o que é pior, a troco de nada!

    Grande abraço!

    www.porquegenteeassim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Zilda! Obrigado pelo elogio e comentário. O seu relato exemplifica muito bem o post. Creio que está faltando mais tolerância das pessoas em aceitar a opinião alheia, o diferente. Agressão gratuita não leva a nada e, ainda por cima, tira o foco do debate proposto inicialmente. Um forte abraço.

      Excluir
    2. Oi, Zilda bem desagradável, as redes sociais, os blogs devem ser um espaço para boas discussões nunca para agressões, infelizmente algumas pessoas se destemperam e partem para agressões gratuitas. Sigamos em frente, vamos ver onde vai tudo isso.

      Excluir
    3. Relendo o post, resolvi acrescentar aqui pra vocês, que deve haver um pouco de baixa autoestima e egocentrismo, pessoas que não aprenderam a ser contrariadas na infância, tendem a reagir dessa forma. Finalmente, Freud explica.

      Excluir
  3. Olá, realmente é lamentável essa situação na internet e o que mais me preocupa é o fato de que isso não se resume apenas aos blogs, que são espaços muito importantes para usuários/produtores de conteúdo na web, mas também nas redes sociais e comentários no Youtube também. Isso me lembra algo que certa vez ouvi dizer sobre o fato da possibilidade de anonimato na web possibilitar para que as pessoas mostrem quem realmente são e assim utilizar a liberdade de expressão no meio virtual para desfilar coisas como ódio e o preconceito. Não concordo com isso até porque mesmo as pessoas que não se escondem aproveitam a visibilidade para fazer o mesmo. Enfim, nunca vou entender essa agressividade, seja anônima ou não, seja pelo fato da pessoa querer se aparecer fazendo polêmica ou apenas se divertir em algo que não tem graça nenhuma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, Macos eu tenho que concordar com o Wander,acho são pessoas frustradas mesmo, que não conseguiram realizar nada na vida e acabam por culpar o mundo por isso, são pessoas carentes, mal amadas, infelizes e que encontraram na internet um meio de destilar sua raiva pelo que não conseguiram ser. Eu sinto, com sinceridade, uma tristeza muito grande por pessoas assim, elas querem encontrar pares que possa reverberar suas idéias e frustrações, quando não encontram, xingam, esperneiam... É lamentável e deprimente.

      Excluir