Sobre a repercussão das denuncias do Fora do Eixo e Mídia Ninja

agosto 18, 2013

Ilustração: Vitor Teixeira / Blog Cartola Mutante / Reprodução. 


Pensei muito se iria abrir mais um post aqui no Café com Notícias para falar das denuncias do Fora do Eixo (Fde) e, consequentemente, do Mídia Ninja. Particularmente, não gosto de ficar polemizando um assunto só porque é o assunto do momento. Isso não é o meu perfil.

Mas, como a reportagem sobre este assunto em questão está entre os assuntos mais comentados do blog e a Revista Carta Capital fez uma matéria sobre o ocorrido – uma semana depois que eu publiquei; o tema em si voltou à tona com força total.

Nas redes sociais e por e-mail, os leitores do blog me perguntam de forma constante sobre essas denuncias e os seus desdobramentos. Então, resolvi falar sobre o assunto de forma mais pontual e aberta, colocando apontamentos de leituras (em forma de links) para que os interessados tirem as suas próprias conclusões sobre o ocorrido.

Antes de fazer esse “clipping em link” com a repercussão do caso, quero esclarecer uma coisa. Como projeto de comunicação, o Mídia Ninja me desperta admiração e respeito, principalmente durante a cobertura das manifestações e passeatas de junho e julho deste ano.

Enquanto as principais emissoras de TV, rádio, jornais e portais de internet de Belo Horizonte tinham uma enorme dificuldade de noticiar as passeatas – seja por pressão editorial, comercial ou política, ou até mesmo por não saber nada de movimentos sociais, o Mídia Ninja foi fonte de informação para muita gente, inclusive para este blog.

Mas, porque o Mídia Ninja está sob suspeita? Porque o Fora do Eixo mantém o Mídia Ninja. Os dois estão interligados – pelo o que se sabe e pelo o que ficou bem claro na participação de Pablo Capilé e de Bruno Torturra, no histórico programa Roda Viva, da TV Cultura.
Pablo Capilé (de camiseta preta) e Bruno Torturra (à dir.) participam de debate
no programa Roda Viva, da TV Cultura. Foto: Jair Magri/TV Cultura.

A polêmica com o Fora do Eixo se dá por diversos meandros. Pelo modo de trabalho explorador e sexista do coletivo e porque os membros não podem assinar as suas produções. Outra coisa nebulosa é o modo como as pessoas são captadas para entrar no coletivo que lembra uma seita. E isso não foi um relato. Foram vários. É só pesquisar na internet ou conversar com pessoas que já foram envolvidas com o grupo.

Há também questionamento sobre o financiamento do projeto, os calotes na praça, o possível envolvimento político/partidário, as denúncias de outros produtores culturais que se sentiram lesados e, porque não dizer, a arrecadação de dinheiro público por meio de leis de incentivo que não é prestado conta de forma pública e transparente.

O Mídia Ninja nasceu dentro do Fora do Eixo (Fde) e, por mais que admire o projeto do ponto de vista da comunicação, estas questões me fazem pensar muita coisa a respeito, principalmente sobre qual é o papel dos Ninjas dentro disso tudo.

Será mesmo que não há nada por trás? Será que o Mídia Ninja vai conseguir ser (ou será) independente do Fora do Eixo? Tem muita pergunta e pouca resposta no meio de uma guerra de rancor e achismos de atuais e ex-integrantes do coletivo.

Então, vamos aos links que mostram o desdobramento de toda essa repercussão:

1)  Reportagem Especial do Café com Notícias sobre as denúncias envolvendo o Fora do Eixo e o Mídia Ninja.

2)  Revista Carta Capital faz uma matéria uma semana depois da divulgação das denuncias, agora trazendo depoimento de ex-integrantes do Fora do Eixo.

3)  Em sua página no Facebook, o Fora do Eixo faz um editorial sobre a matéria da Carta Capital e denuncia que o jornalista que escreveu o texto é um ex-integrante do Fde.

4)  Revista Fórum publica uma matéria repercutindo a matéria da Carta Capital, reforçando a denuncia de que o jornalista da publicação é um ex-integrante do Fora do Eixo.

5)  Laís Bellini volta a postar sobre o Fora do Eixo. Desta vez é uma crítica a uma matéria da Revista Fórum, cujo jornalista é membro do coletivo, mas não deixa isso explícito no texto.

6)  Renato Rovai, da Revista Fórum, responde Laís e afirma que nunca foi integrante do Fora do Eixo.

7)  Fora do Eixo Leaks publica mais denuncias sobre como foi gasto o dinheiro de financiamentos públicos pelo coletivo e a última ata da reunião do grupo em que há o desejo de aproveitar o momento polêmico para “dar a volta por cima”.

8)  O jornalista André Forastieri publica uma entrevista com Pablo Capilé dividida em três partes no seu blog do portal R7.

9)  O jornalista Fernando Gabeira publica um artigo sobre o Mídia Ninja no jornal O Estado de São Paulo.

10) Bruno Torturra desabafa em seu Facebook sobre toda essa polêmica, após matéria da Carta Capital.

11) Ainda no Facebook, Bruno Torturra esclarece que não será candidato nas eleições de 2014, referente a matéria da Carta Capital.

12) Bruno Torturra participa ao vivo do Jornal da Record News. Ele fala sobre o Mídia Ninja, mas não esclarece as polêmicas:






Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e assista os vídeos do canal no YouTube.





Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários