Café Convidado – Uma visão do outro lado da torcida na estreia do Novo Mineirão

fevereiro 05, 2013



Na seção Café Convidado de hoje, a jornalista Laís Menini fez uma crônica bastante inusitada: ela que é cruzeirense “roxa” se aventurou na torcida do Atlético Mineiro por causa do namorado que torce para o Galo e, principalmente, porque não tinha mais ingresso sendo vendido no lado Azul Celeste do estádio. Além de relatar o jogo, Laís fala de como foi o comportamento da torcida atlética e denuncia a falta de estrutura do jogo de inauguração do Novo Mineirão. Abaixo, confira o texto:

Pós-Jogo Especial: 
Relatos de uma “Infiltrada”


*Por Laís Menini


Tenho um namorado atleticano que amo muito, e para dar um passo a frente na relação decidimos ver ao jogo no Mineirão juntos. Só que meu sócio não comprava dois ingressos para cadeiras especiais e, quando ele foi fazer a compra no Mineirão, descobrimos que não vendia esse setor por lá. Coisas de novo estádio. Ele na fila, só tinha ingresso para a torcida do Atlético, e eu no telefone bradei: pode comprar esse aí mesmo.

Minha expectativa para o domingo era viver uma experiência antropológica muito interessante, mas desde o pré-jogo a sensação é de que eu vivia meu pior pesadelo, olhando para o Gigante da Pampulha, sem vestir o meu manto (por questão de segurança), infiltrada na torcida adversária. Aconteceu o que eu previa: muita alegria por lá, torcedores muito confiantes de ver um Atlético fechadinho enfrentando um Cruzeiro desfalcado, em formação e com muitas caras que nem a torcida conhecia.

Ao entrar no estádio, vi a cavalaria da PM se aproximando e a torcida eufórica: o ônibus do Atlético estava passando. Fiz questão de parar para ver o Expresso da Paixão e, sem óculos escuros, meter um olho gordo frenético, olhando sem piscar para cada janelinha que passava em minha frente. Aparentemente, deu certo.

Ainda no pré-jogo, vendo minha torcida fazer festa já dentro do estádio, repensei minha atitude e me arrependi. No reencontro com o Mineirão, gostaria de estar lá daquele lado, mas a vida quis que eu estivesse do lado atleticano do estádio - e vivesse uma das experiências mais divertidas de toda a minha vida.

Devo ressaltar que dei a sorte de encontrar no setor em que estive atleticanos extremamente educados. Todas às vezes em que me dirigi a algum deles para tirar alguma dúvida ou pedir para bater uma foto, ou licença para passar, fui muito bem tratada. E, na única vez que dei uma vacilada, xingando: “Tinha na nossa área!”. Ninguém ouviu – ou eles fingiram que não ouviram, com muita elegância.

Quando a escalação foi feita, um placar desfavorável para nós já se desenhava na minha cabeça. O Atlético estava realmente muito entrosado, até eu já sabia de cor aquela escalação. No Cruzeiro, não conhecia muita gente. A bola rolava e minhas mãos tremiam. E o destino fez com que, no primeiro gol nosso, eu estivesse protegida dentro do banheiro (bebendo água da torneira, diga-se de passagem, para não morrer de desidratação em um estádio sem bares).

Subindo as escadas ainda ecoavam gritos de euforia, e meu coração se acalmou quando eu vi que a parte em que eu estava do estádio não era a que estava pulando. Quando o Atlético fez o gol, em uma confusão dentro da área de Fábio, a torcida atleticana pulou, vibrou, cantou o hino e resolveu entoar uma musiquinha que dizia que o sonho acabou para nós, Libertadores era eles que iam. Engraçado... eu tinha ouvido exatamente essa música antes, vindo do caminho contrário, enquanto alguém guardava alguma vaga. Dessa vez eram eles. Paciência.

Achei que o jogo ia terminar nisso, e já estava com dó do Mineirão. O pior placar possível em um clássico - ainda mais inaugural - é um empate. Mas a movimentação do Everton Ribeiro e a avenida aberta por Nilton, em momentos diferentes do jogo, mostraram quem estava superior. Finalmente via uma dupla de zaga que estava me enchendo os olhos, e novatos que mostraram ter raça para guerrear. Começava a acreditar em um desempate.

Quando Dagoberto estava pronto para entrar em campo, cochichei para meu namorado: em todos os meus anos de Mineirão, aquele cara tinha sido meu pior pesadelo. Era entrar em jogo pelo São Paulo que trazia infelicidade para a nossa torcida. Sorte minha que agora ele era nosso. Não deu cinco minutos da minha confidência e ele faz a torcida atleticana se calar – dessa vez, até o final do jogo.

Derrubei um "mito" como infiltrada: a torcida do Atlético Mineiro NÃO APOIA por 105 minutos. Ela se cala quando se sente acuada. Ela acha que faz pressão gritando músicas de sua torcida organizada, para ela própria, e entoando que "maria é tudo frouxo". Cantaram o hino exatamente cinco vezes - sendo duas dela antes do jogo começar. E não encontraram revide para quando a torcida cruzeirense entoou o segundo hino alvinegro (a música da Beth Carvalho) e nem quando gritos de "Kalil" ecoaram pelo Mineirão.

Disseram que eu ia me arrepiar, e teria falado que me arrepiei se isso tivesse acontecido. Mas o que eu vi e ouvi nessa torcida são coisas que não me arrepiaram e não me emocionaram, mas me divertiram muito. O Mineirão estreou com a vitória do gigante de Minas, que finalmente voltou para casa e, apesar de ainda ter muito chão a percorrer e MUITA COISA A ACERTAR, nos encheu de esperança pela garra demonstrada, pela gana e pela raça.

Mas o próprio estádio tem muito o que arrumar para nos receber das próximas vezes. Absurdo não terem aberto os bares, vi crianças morrendo de sede sem nada para beber. Eu estava no anel superior e tive que subir escadas duas vezes, pois me informaram um setor de assentos que não era o meu. Bato palmas para o policiamento, já que não vi nenhuma confusão dentro e fora do estádio, e para o atendimento fora do Mineirão, que foi muito prestativo na busca pelo setor. Mas ainda há muito o que melhorar para deixar o estádio no tão sonhado "padrão Fifa".

Já o estádio, como não poderia deixar de ser, ficou maravilhoso. Entrei em estádios no Brasil, na Argentina e na Europa e ainda não vi um tão bonito quanto o nosso. Ao Cruzeiro, a vitória sempre, e a esperança de que haverá mais jogos com muita raça e alegria, como esse. A mim, a certeza de que essa foi uma experiência única, da qual não quero tornar a repetir. E a nós, um chamado importante: TENHAMOS PACIÊNCIA. É só apoiando o time, a comissão técnica e fazendo críticas construtivas que conseguiremos ver o Cruzeiro se reerguer para brilhar novamente.

Os dois gigantes de Minas (Mineirão e Cruzeiro) se reencontram ontem. A partir de então, é responsabilidade NOSSA que eles possam se manter no topo por toda a eternidade.

IMPORTANTE: meu relato é apenas um "conto de aventura", e não tenho intenção de ofender ninguém, atleticanos ou cruzeirenses, com a minha atitude. Ressalto que me comportei civilizadamente na torcida adversária, não fiz tumulto ou tive qualquer atitude para prejudicar o Clube Atlético Mineiro, justamente porque vejo atleticanos como ADVERSÁRIOS EM CAMPO, e não como inimigos.



Fotos: Secopa/Divulgação.



_____________________________
*Perfil: Laís Menini, 26 anos, é jornalista, redatora, cruzeirense e blogueira. Nas horas vagas, se divide entre os estádios de futebol e suas séries preferidas, que relata no Blog do Cruzeirense e no Sérieterapia.





  • Para participar da seção Café Convidado, do blog Café com Notícias, basta enviar para o e-mail wander.veroni@gmail.com com um material de sua autoria. Pode ser uma reportagem (texto, áudio ou vídeo), artigo, crônica, fotografias, peças publicitárias, documentário, VT publicitário, spot, jingle, videocast ou podcast. Mas, atenção: pode participar estudantes de Comunicação Social (qualquer habilitação: jornalismo, publicidade, relações públicas, marketing, Rádio e TV, Cinema, Produção Editorial e Design Gráfico), profissionais recém-formados ou profissionais mais experientes de qualquer outra profissão. Participe e seja meu convidado para tomarmos um Café! OBSERVAÇÃO: Por ser editor responsável pelo Café com Notícias, o material enviado está sujeito a sofrer edição final para adequação da linha editorial abordada neste espaço.





Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.




Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

4 comentários

  1. Linda crônica. Mas, o principal é: O que não faz o amor! Parabéns Laís.

    ResponderExcluir
  2. O que mais gostei da crônica da Laís é que ela serve para quebrar o preconceito que uma torcida possa ter contra a outra. Quantos cruzeirenses já se apaixonaram por atleticanos? Quantos atleticanos tem amigos cruzeirenses? A rivalidade tem que ficar só no campo mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o texto da Laís, parabéns. Fui a esse jogo no Mineirão e quase morri desidratado. Da próxima vez que voltar lá vou ter que levar uma caixa de isopor com água e comida, só pode....rs

    ResponderExcluir
  4. Ótima cronica!
    Apesar de não gostar de futebol, o texto tomou conta de minha curiosidade.

    Beijos

    ResponderExcluir