Mudanças na Record podem ajuda-la a recuperar o fôlego. Será?

agosto 07, 2012


Parece que o impacto da queda no crescimento da Rede Record apontado por vários críticos desde 2008 só está sendo notada agora pelos executivos da emissora. A TV de Edir Macedo já está ensaiando um plano de retomada para recuperar a vice-liderança perdida, ora para o SBT, ora para a Band, em diversos momentos do dia. E isso ficou ainda mais evidente em 2012: o pior semestre da Record, desde 2004, quando a Record promoveu um profunda transformação nos seus quadros e na sua linguagem editorial.

Ao que parece, as constantes mudanças na grade de programação e no conteúdo dos programas não surgiram o esperado. O imediatismo do sensacionalismo e as reprises à exaustão já não estão surtindo mais efeito. O sinal vermelho já está ligado e o público aprendeu a mudar de canal. As mudanças começaram nos bastidores. Hiran Silveira foi afastado da direção de teledramaturgia.

Agora, o Comitê Artístico da Teledramaturgia, que tem a função de acompanhar produções atuais e avaliar os próximos investimentos do setor, tem à frente o executivo Marcelo Silva, seguido de Anderson de Souza, ocupando a cadeira que pertenceu a Hiran, a produtora executiva Luciana Solim, além dos diretores Edson Spinello, Alexandre Avancini e do autor Luiz Carlos Maciel.

O diretor Paulo Franco - atualmente na FOX, foi sondado pela Record para assumir a direção do setor Artístico e Programação. A ideia não é afastar os Bispos das decisões da emissora, mas colocar diretores que entendem do assunto para que a Rede Record volte a competir com a Globo em padrão de qualidade, no mínimo.
As mudanças na Record não serão tão profundas, mas prometem gerar um impacto no telespectador. Muita coisa ainda não foi batida o martelo pelo fato da maioria dos executivos da emissora estar em Londres por conta dos Jogos Olímpicos, mas já é possível observar algumas alterações. As novelas Rebelde e Máscaras tiveram os seus horários padronizados e passaram por reformulações significativas. O pior erro, por ora, foi colocar Rebelde para competir no mesmo horário de Carrossel. Com a tentativa de esvaziar o remake do SBT, a Record está perdendo feio para a turma de professora Helena.

Entre as estratégias adotadas pela direção está a produção do novo programa vespertino da Casa, comandado por Britto Jr, Ana Hickmann e mais uma apresentadora morena que ainda não foi definida. O Tudo a Ver deixa a faixa vespertina e vai para a noturna de vez, apostando em matérias atuais sobre o mundo das celebridades e na cobertura de realitys, novelas e bastidores da Record.

Com o final de Máscaras antecipado para o início de outubro, a Record pretende com Balacobaco fazer uma novela mais solar e com pitadas de humor, uma vez que o público da emissora não recebeu bem a trama anterior por acha-la sombria e confusa, pelo menos no início. A ideia a partir de agora é apostar em novelas populares, assim como a Globo já vem adotando, escancarando e escrachando o subúrbio e a nova Classe C.
Mas, a mudança mais trágica pode estar por vir: a extinção do Hoje em Dia das manhãs da Record, devido à baixa audiência. A ideia é ampliar o Fala Brasil e deixa-lo mais conversado, com cara de revista eletrônica. Nos bastidores, o medo do programa ser extinto é enorme a cada semana. Outra alternativa é o programa de Rodrigo Faro, com auditório, e focado no público mais adulto misturando entretenimento e jornalismo, Mas isso ainda é uma dúvida e não tem nada definido.

Por mais que a transmissão da Olimpíada 2012 tenha garantido à Record em alguns momentos de boa audiência, a situação da emissora não está boa no painel nacional de audiência, muito em São Paulo. O sinal vermelho está ligado. Mesmo insistindo na alternativa de desgastar a imagem de seus apresentadores ao invés de apostar no novo ou consertar o que não está dando tão certo, é interessante perceber que depois de um bom tempo de crítica de blogs e da imprensa em geral, a emissora da Barra Funda já está promovendo uma reação de retomada. Agora, resta saber se todo esse esforço vai gerar resultado esperado. Ou não. É esperar para ver. Assista abaixo o vídeo com as novas atrações da Record:


Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.




Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

1 comentários

  1. Parabéns pela análise, Wander. A Record quando quer sabe fazer direitinho. O problema é essa gula por Ibope, mudando tudo de horário a toda hora. Se resolverem isso, já vai ser meio caminho andado.

    ResponderExcluir