Café vê TV – Encerramento da Olimpíada, Malhação, A Fazenda e The Newsroom

agosto 13, 2012



Compartilhar informações sobre os bastidores da TV, além de opinar sobre lançamentos e atrações. Trata-se da proposta desta nova seção do blog @cafecnoticias, o Café vê TV. De forma semanal, você confere as principais notícias do mundo do entretenimento. Acompanhe:

Londres 2012

Com shows de George Michael, a volta da Spice Girls, Muse, Jesse J., DJ Fatboy Slim, Kaiser Chiefs, Oasis, ao vivo, e John Lennon e Freddie Mercury, cantando em telão, a festa de encerramento das Olimpíadas de Londres 2012 foi uma reverência à força da influência da música do Reino Unido no cenário mundial. Ainda, a festa contou com o pódio da prova masculina da maratona e mostrou a alegria dos atletas ao entrarem no Estádio Olímpico após os jogos. 
Seu Jorge posta foto no Twitter ao lado de Marisa Monte e David Beckham
no encerramento das Olimpíadas de Londres. Foto: Reprodução / Twitter.

O encerramento também serviu de prévia para mostrar como será a festa da Olimpíada do Rio de Janeiro, em 2016. O gari Renato Sorriso, os cantores B Negão, Marisa Monte e Seu Jorge representaram os artistas brasileiros em Londres num show que tinha a missão de mostrar a cultura brasileira ao mundo. A festa de encerramento alcançou 6,6 pontos de audiência, deixando a Rede Record em terceiro lugar, segundo dados do Ibope na Grande São Paulo. A Globo marcou 15 e o SBT 8 pontos.

Musical

E por falar em Olimpíadas de Londres, durante todo o período dos jogos, a Rádio Band News FM de Belo Horizonte, no noticiário das 06h da manhã, apresentado por Antonelio Souza e Tais Pimentel, exibiu um quadro muito interessante mostrando para o público as músicas e artistas do Reino Unido que fazem e fizeram sucesso. Além de fazer um resgate musical, o quadro muito bem humorado foi oportunidade de mostrar ao público que é possível fazer jornalismo musical a partir de um contexto noticioso relevante. Excelente sacada!

Repaginada

No ar desde abril de 1995, estreia nesta segunda-feira (13), a nova temporada de Malhação. Com a proposta de reconquistar o público adolescente, a trama volta a focar numa escola de ensino médio, o Colégio Quadrante. Escrita por Rosane Svartman e Glória Barreto, a ideia desta temporada é retomar o frescor e o bom humor das primeiras temporadas. 
Uma das novidades desta temporada é a participação especial de personagens que já passaram pela série, como o Mocotó, de André Marques, e de Cabeção, de Sérgio Hondjakoff. O folhetim contará a história do triângulo amoroso vivido pelos protagonistas Dinho (Guilherme Prates), Lia (Alice Wegmann) e Ju (Agatha Moreira). No elenco, nomes como Eduardo Galvão, Daniele Winits, Vanessa Lóes, Carla Marins, Maria Paula e o cantor Leo Jaime.

Estratégia

O horário político começa no dia 21 de agosto e algumas emissoras de TV aberta já estão pensando em estratégias para não concorrer diretamente com o sucesso das novelas Cheia de Charme e Avenida Brasil. No SBT, por exemplo, a ideia é de colocar a novela Carrossel às 20h, nem que tenha que sacrificar o tempo de duração dos capítulos. Na Band, o Jornal da Band será espichado até às 20h30. Já na Rede Record, a principio, é antecipar Rebelde e emendar com o primeiro bloco do Jornal da Record.

Reality

Apesar de ser o programa de maior audiência da Rede Record – com uma média mensal de 10 pontos, a 5ª temporada de A Fazenda está com um problema sério que se repete a cada edição: os participantes polêmicos e que rendem boa edição são os primeiros eliminados. Na sua reta final, o reality show conta agora com apenas uma participante polêmica e que, coincidentemente, é a protagonista desta edição: Nicole Bahls
Até mesmo a rivalidade com Viviane Araújo saiu de cena e as duas modelos estão se tratando bem nas últimas semanas. Simone Sampaio, Leo Aquila e Robertha Portela pouco se envolvem nas polêmicas e estão mais preocupadas com o que o público está pensando delas do que realmente viver o programa. Depois de tanta interferência no início do Jogo, é estranho ver que a direção deixou o reality chegar nesse marasmo. Complicado!

Redação

Desde o início de agosto, o canal HBO exibe nas noites de domingo a série The Newsroom (A redação). A trama conta a história do âncora Will McAvoy  (Jeff Daniels) que se cansa de fazer um telejornalismo sem aprofundamento para fazer um noticiário provocativo e que realmente faça o telespectador pensar a cada notícia. 
Mais do que uma crítica ao modelo de jornalismo americano que é fortemente preso à interesses políticos e empresariais, a série escrita pelo premiado roteirista Aaron Sorkin – ganhador de quatro Emmys e um Oscar, faz uma crítica ao telejornalismo de modo geral, mostrando ao telespectador que nem sempre tudo que ele vê no ar é verdade. Para quem não tem TV Paga, a série pode ser assistida aqui.



Tem sugestões de pauta? Envie e-mail para wander.veroni@gmail.com






Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.





Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

3 comentários

  1. Gosto do Seu Jorge e da Marisa Monte, mas hoje eles não prepresentam a música brasileira lá fora. A Ivete Sangalo e o Michel Teló, por exemplo, deveriam estar presentes. São artistas muito tocados na Europa. Achei a apresentação brasileira no Encerramento da Olimpíada muito confusa e cheia de clichês.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom...gosto muito dessa coluna do seu blog.Tudo muito informativo...

    Já sobre a Malhação...tá confirmada mesmo a volta do Cabeção?? Espero que sim, torcendo pra que essa temporada faça sucesso e volte ao que era antes.

    ResponderExcluir
  3. Li alguma coisa na internet sobre essa série The Newsroom e, aparenetemente, parece ser boa. Vou conferir e depois comento contigo, ok. Abraços

    ResponderExcluir