Cordel Encantado – Nova novela das seis aposta em história épica

abril 11, 2011



Uma mistura inusitada entre a cultura nordestina e a européia serve como de pano de fundo para uma história de amor através dos tempos. É a partir daí que começa a nova novela das seis, Cordel Encantado, que estréia nesta segunda-feira (11/04), na Rede Globo. Escrita por Duca Rachid e Thelma Guedes – dupla que já escreveu o remake de O Profeta e a novela Cama de Gato, ambas na faixa das 18h, elas apostam agora num mundo de sonhos, com muito romance, aventura e brasilidade.

Com direção de núcleo de Ricardo Waddington, direção-geral de Amora Mautner e direção de Gustavo Fernandez e Natália Grimberg, Cordel Encantado promete ser uma novela diferente de tudo que o telespectador já viu, abusando de uma linguagem cinematográfica, sem esquecer dos ingredientes de um bom folhetim. No elenco, nomes como Bianca Bin, Cauã Reymond, Bruno Gagliasso, Carmo Dalla Vecchia, Debora Bloch, Luiz Fernando Guimarães, Matheus Nachtergaele, Nathalia Dill, Cláudia Ohana, Débora Duarte, entre outros. Abaixo, confira o clipe de lançamento da novela Cordel Encantado:




A trama conta a história do fictício reino de Seráfia do Norte, onde moram o Rei Augusto (Carmo Dalla Vecchia) e Rainha Cristina (Alinne Moraes). Em guerra com o reino do Sul de Serafia, a filha de Augusto é prometida ao filho do outro reino como forma de apaziguar o conflito e unir os países. Logo depois, o casal então viaja com a filha, Aurora, ainda bebê, para o Brasil em busca de um tesouro escondido pelo fundador do reino de Seráfia.

Nessa aventura, a rainha e sua filha sofrerão uma emboscada arquitetada pela duquesa Úrsula de Bragança (Débora Bloch), que deseja assumir o trono a qualquer custo. Vinte anos depois, ao saber que a filha pode estar viva, o Rei Augusto volta ao Brasil em busca da filha perdida sem saber que ela vive em outra realidade e está noiva de Jesuíno, que também tem um passado misterioso: ele é filho do rei do Cangaço nordestino.


Uma curiosidade é que na época em que Globo exibia Escrito nas Estrelas foi feita uma pesquisa de opinião entre os telespectadores para saber o que eles queriam ver no horário das seis. O resultado foi unânime: o público estava com saudades de tramas de época, que falasse da cultura brasileira, mas sem esquecer de elementos importantes como romance e aventura. Foi graças a essa pesquisa que Cordel Encantado – que já havia sido apresentada à emissora anos atrás, ganhou força e conseguiu ser realizada.

Sendo assim, Cordel Encantado nasce de um investimento pesado da TV Globo. Trata-se da primeira novela do Brasil gravada com imagens em 24 quadros, o que lembra muito filmes e séries norte americanas. Sem contar na história que por si só já chama atenção pelo capricho das cenas, figurino, caracterização dos atores, além de um roteiro bastante seguro e com personagens bem construídos.


Em entrevista ao site Na Telinha, a autora Thelma Guedes conta como nasceu a história de Cordel Encantado. "A historia nasceu quando terminamos de escrever nossa primeira novela, o remake de O Profeta. Nós começamos a pensar, então, no que ofereceríamos à emissora. Inicialmente apresentamos três idéias: outro remake; uma novela de época e uma trama atual. Cordel era a ideia de época, que foi a que mais agradou. Mas naquele momento o objetivo da Globo era dar um tempo em tramas de época. Oferecemos a versão atual dela, mas todos diziam que não era tão encantadora quanto a versão original. Era melhor esperar um pouco, para levá-la ao ar mais tarde. Apresentamos então a sinopse de Cama de Gato, que acabou dando certo. Mas enquanto Cama de Gato nasceu de uma angústia existencial, de papos que Duca e eu tínhamos sobre a realidade dura de hoje, em que o individualismo impera sobre uma visão mais humanista e humanitária, acho que Cordel Encantado nasceu, por outro lado, da nossa alma de contadoras de história, do nosso amor pela ficção, pelo sonho, pela fantasia, pela literatura, enfim, pela arte, que é o que nos faz transcender à nossa condição de seres finitos e tão ínfimos".


Então, não perca: Cordel Encantado estreia hoje (11/04), às 18h, na Rede Globo. Plim-plim!!!






Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, assine a newsletter e participe da página no Facebook e da comunidade no Orkut.







Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

3 comentários

  1. Oi Wander! Eu me apaixonei por Cordel Enacantado quando vi as imagens na TV....achei tudo muito bonito e bem feito. Nem sabia direito como seria a história mas só de ver essa novela com cara de seriado da HBO já me chamou atenção. Só espero que a novela seja boa mesmo....eu gostei muito do clipe que você colocou no artigo, pois deu para entender toda a história. Beijos e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  2. Olá meu amigo... adorei esse vídeo que vc colocou... já estou hiper ansiosa pra estréia de Cordel Encantando... Será épico!!!!
    Bjos e seu blog é um sucesso!!!!

    ResponderExcluir
  3. Wander, depois dessa matéria e do vídeo, serei obrigado a engordar os pontos da globo amanhã. Realmente, a produção está excelente, parecendo até um filme. Aliás, se tivesse visto esse vídeo sem saber que era novela, acreditaria que fosse um filme!

    Forte Abraço e amanhã conversaremos sobre as impressões que tive do segundo capítulo.

    ResponderExcluir