Projeto Caminhar em Belo Horizonte

fevereiro 11, 2011





Para uma vida saudável a receita é simples: basta aliar alimentação saudável, com a prática de atividades físicas. Esse é o ponto de partida do Projeto Caminhar, que estimula o belo-horizontino a adotar exercícios simples e eficientes, como a caminhada. Em 2010, cerca de nove mil pessoas participaram, nos quatro fins de semana de atividades completamente gratuitas. De acordo com os organizadores, são esperadas 10 mil pessoas em quatro fins de semana.

Criado há nove anos, o Projeto Caminhar acontece sempre nos meses de janeiro e fevereiro na capital mineira. Com o intuito de oferecer orientações sobre o preparo correto para a atividade física, a programação começa na Praça da Liberdade, cartão-postal da capital mineira, nos dia 29 e 30 de janeiro, e tem continuidade em mais três espaços públicos da cidade: no Parque JK, nos dias 05 e 06 de fevereiro; na Praça Floriano Peixoto, nos dias 12 e 13 de fevereiro e, por último, no Marco Zero da Lagoa da Pampulha, nos dias 19 e 20 de fevereiro.

Nos locais selecionados, uma estrutura é especialmente montada para atender aos praticantes de caminhada, das 8h às 12h. Neste ano, profissionais especializados avaliarão a pressão arterial e o peso dos visitantes, ensinarão práticas simples de alongamentos, além de promover atividades lúdicas e a distribuição de materiais informativos. Minipalestras também serão ministradas ao público, com linguagem didática e duração máxima de meia-hora.

A caminhada é sugerida por ser uma atividade simples, que não exige equipamentos caros e pode ser praticada por qualquer pessoa. Caminhar, como outras atividades físicas, desperta sensação de bem-estar, o que auxilia no combate à ansiedade e à depressão e melhora a autoestima. A capacidade de relaxar e a qualidade do sono também melhoram. Além de ajudar o coração e os pulmões a funcionarem de forma eficiente, a caminhada ajuda a manter o peso saudável, os ossos fortes e os músculos em forma. Confira algumas dicas para a prática da caminhada e da corrida:

• Alongue-se antes e depois dos exercícios físicos, para evitar dores musculares e lesões futuras.

• Faça uma refeição leve antes de iniciar a atividade física, dando preferência para frutas e carboidratos. Evite praticar exercícios físicos em jejum e após a ingestão de alimentos gordurosos;

• Durante a caminhada ou corrida, hidrate-se, preferencialmente com soluções isotônicas, em intervalos regulares. Evite a ingestão de grandes volumes de água de uma só vez - isto poderá lhe trazer mal-estar;

• Abandone o hábito de fumar. O uso do cigarro limita a atividade física;

• Use calçado adequado e confortável e roupas leves e folgadas para caminhada;

• Evite os horários mais quentes e use protetor solar, com fator de proteção igual ou superior a 20, pelo menos 30 minutos antes da exposição solar, mesmo com tempo nublado;

• O ideal é um tempo de 30 a 60 minutos de caminhada no mínimo quatro dias por semana. Também funciona se você fizer 15 a 30 minutos duas vezes no mesmo dia.

• As informações corretas para iniciar a atividade física, tais como a duração, a intensidade e a atividade ideal para você devem ser perguntadas ao seu médico.



Colaborou: Harley Pinto / Foto: Gilberto Canaan.





Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, assine a newsletter e participe da página no Facebook e da comunidade no Orkut.





Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

2 comentários

  1. Muito legal a ideia desse projeto...é um incentivo para quem gosta de caminhada ou ainda não conheceu os benefícios deste exercício. Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  2. Nota 10 para este Projeto Caminhar. É muito importante programas que induzam as pessoas a praticar esporte.

    ResponderExcluir