Ponto de Vista – Vídeo Show se perdeu com tantas mudanças

fevereiro 15, 2011





Um programa que já foi referência por cobrir os bastidores da televisão, dos programas, shows e eventos com foco jornalístico, de forma bastante descontraída e que hoje se perdeu pela quantidade de apresentadores e perda da identidade editorial. Estamos falando do Vídeo Show, um programa que começou em março de 1983, de forma semanal e, atualmente, apesar de ser diário, se perdeu com tantas mudanças que valorizaram apenas a parte estética, se esquecendo do conteúdo.

Atualmente, o Vídeo Show é apresentado por Geovanna Tominaga, André Marques, Ana Furtado e Bruno de Lucca. O programa é uma tentativa de revista eletrônica, misturando entretenimento, novidades sobre o universo cultural, homenagens e perfis, mas sempre de forma superficial e rasa. Desde que Miguel Falabella deixou o comando da atração para se dedicar à carreira de ator e roteirista, o Vídeo Show não é mais o mesmo. Nessa atual fase, o programa apresenta um conteúdo fraco, não fala mais dos bastidores das atrações atuais e se limita a dar notícias de famosos e mostrar o arquivo de atrações produzidas pela emissora carioca, seja ele material jornalístico ou de entretenimento.

Além disso, a fala dos apresentadores, já é um sinal do quanto o roteiro da atração vespertina está ruim. Tentando mostrar um diálogo informal para chamar as matérias ou quadros, eles “pagam um verdadeiro mico” e subestimam a inteligência do público. O fato é que desde que o diretor Boninho assumiu a direção geral do Vídeo Show o programa passou por uma transformação que nada se lembra a fase áurea que dava maior ênfase aos bastidores da Globo, mas de forma informativa e alto astral.


Das muitas mudanças que Boninho trouxe a nova temporada do Vídeo Show, o único destaque positivo é Geovanna Tominaga, conhecida do grande público por ter trabalhado como assistente de palco de Angélica na época dos programas infantis e ter apresentado por anos a TV Globinho. Geovanna começou no Vídeo Show como repórter e logo se somou à trupe de apresentadores, por ser a única mostrar segurança, clareza, simpatia e presença de vídeo.

Mesmo tendo passado por uma saia justa horrorosa ao entrevistar Suzana Vieira em 2009, Geovanna deu a volta por cima com classe e entre os telespectadores do Vídeo Show há uma torcida para que ela assuma sozinha o comando da atração, pois não há necessidade um programa relativamente curto ter mais de dois apresentadores. Há tempos, o alerta vermelho já está ligado! Quando será que a Globo vai se dar conta disso?




___________________________________________
*Observação: Este artigo faz parte da minha participação na seção Ponto de Vista, do site do Cena Aberta, onde três jornalistas publicam um artigo mostrando pontos diferenciados sobre o mesmo assunto. Todo sábado você vai encontrar artigo escritos por Endrigo Annyston, Emanuelle Najjar e Wander Veroni.






Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, assine a newsletter e participe da página no Facebook e da comunidade no Orkut.





Wander Veroni
Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

2 comentários

  1. Olá Wander!

    É impressão minha ou neste ano vc anda postando mais textos dentro Ponto de Vista? Confesso que é a parte que mais gosto no seu blog.

    O Vídeo Show, na minha opinião, era legal até a fase André Marques/Angelica, onde eles focavam mesmo nos bastidores e brincavam muito com isso. Depois que aumentaram o programa para 4 apresentadores (ao meu ver, devido ao sucesso do Hoje em Dia), é que a coisa avacalhou.

    Acho a Geovanna Tominaga muito simpática, mas discordo completamente dela apresentando o Video Show. Acredito que ela fica melhor nas entrevistas, pelo menos, parece mais verdadeira. Apresentador que gosto bastante é o André Marques, talvez o único que conseguiu se igualar a Miguel Falabela em termos de "cara do Video Show". Aquele quadro de fofocas de celebridades tb não tem nada a ver com o programa.

    Parabéns pela critica!!

    Não sei se vc lembra dos Delirios que eu costumava postar no blog... Pois é, estão de volta. Quando puder:

    http://blogpontotres.blogspot.com/

    Compre! Pague!

    Gde abraço!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Danilo!

    Sim, estou postando mais textos da seção "Ponto de Vista", devido a participação semanal no blog Cena Aberta. Confesso a você que, particularmente, não tenho muita simpatia pelo André Marques como apresentador...ele força muito a barra querendo ser "amigão" o tempo todo. Soa como falsidade...não gosto disso!

    Concordo com vc sobre os quatro apresentadores inspirados no Hoje em Dia....além de não ter necessidade, a qualidade do programa caiu muito.

    Pelo menos para mim, a melhor fase do Vídeo Show foi com Miguel Falabella, Cissa Guimarães e a Renata Ceribelli que faziam a diferença com matérias de qualidade e focavam nos bastidores da Globo. Foi a fase áurea do programa!

    Aposto atualmente na qualidade dos trabalhos da Geovanna Tominaga e no Bruno de Lucca. Se os dois assumissem a atração como apresentadores e repórteres, voltando a focar nos bastidores da Globo e no jornalismo, tenho certeza que o programa melhoraria 100% e daria a volta por cima.

    Gosto muito dos seus comentários, Danilo!

    Abraço

    ResponderExcluir