Ponto de Vista – Brasil tem a primeira mulher presidente do país. E agora?

novembro 07, 2010




Diante da polarização de escândalos que pipocaram durante a campanha eleitoral, o povo brasileiro elegeu a primeira mulher presidente do país. Independente da visão política de cada um, esse é um fato histórico que merece ser exaltado. Se pararmos para pensar, até meio século atrás, a mulher não tinha as conquistas políticas e sociais que tem hoje.

Seja por preconceito, ou pelo contexto histórico de uma época não tão remota, a eleição atual de uma mulher sucessora de Lula – e que recebeu apoio explícito do então presidente, mostra o quanto o Brasil, aos poucos, está abrindo a cabeça para algumas coisas – ou fechando para outras. É uma questão a se pensar!

Dilma Roussef foi eleita com 56,05% dos votos válidos, em segundo turno, no último dia 31 de outubro. Emocionada, ela fez um discurso muito marcante dizendo que a mulher agora pode. E pode mesmo. Dilma já chegou causando e quebrando tabus. Alguns cientistas políticos acreditam que ela não será só uma sombra de Lula e apostam em um governo com identidade e liderança internacional, principalmente na América Latina. São previsões, apenas. Mas que, diante do legado de Lula, é impossível não visualizar esta nova etapa da política brasileira.

Entretanto, o mais marcante da nova presidenta, foi o fato dela quebrar anos de exclusividade global e dar a primeira entrevista como presidente eleita tanto para a Record, quanto para Globo, o que já é um avanço, diga-se de passagem. Outro episódio dessa semana, envolvendo a eleição de Dilma, foi o fato da estudante paulista de Direito Mayara Petruso ter postado em seu Twitter uma mensagem preconceituosa ao povo nordestino que elegeu Dilma. Clique aqui e ali para saber mais sobre o assunto.

Mais que um linchamento virtual, a garota cavou o próprio buraco ao expor um preconceito que não é só dela, mas sim de boa parte da elite brasileira que queria um mandato tucano. Perdeu playboy! A voz do povo é a voz de Deus. E a maioria decidiu que seja assim, e assim será.

Agora, é fiscalizar e torcer para que o governo de Dilma, dos governadores, senadores e deputados estaduais e federais eleitos seja decente e que respeite o povo, no mínimo. Estamos de olho! Ou melhor, devemos sempre ficar.




___________________________________________

*Observação: Este artigo faz parte da minha participação na seção Ponto de Vista, do site do Cena Aberta, onde três jornalistas publicam um artigo mostrando pontos diferenciados sobre o mesmo assunto. Todo sábado você vai encontrar
artigo escritos por Endrigo Annyston, Emanuelle Najjar e Wander Veroni.





Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, assine a newsletter e participe da página no Facebook e da comunidade no Orkut.





Wander Veroni
Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

2 comentários

  1. Apesar de não ter votado na Dilma, espero que ela faça um bom governo e que assim como os outros políticos respeite o povo brasileiro. Não tinha visto esse caso da estudante de Direito. Achei vergonhoso e infeliz. É impressionante como tem gente baixa e ignorante no meio da elite. Parabéns pelo post! Beijos :)

    ResponderExcluir
  2. Muito bom seu ponto de vista, conseguiu mostrar o que deverá ser o governo de Dilma, também acredito que ela nao sera uma sombra de Lula, muito longe disso. E a respeito do episódio desta "criatura" lamentável, mas é um pensamento de muitos, mas ela terá o que merece e espero que ela e outros respeitem o povo nordestino nem que seja pela justiça

    ResponderExcluir