Trânsito em BH é um exercício de paciência

junho 10, 2010


Ele foi chegando como quem não quer nada. De repente, resolveu ficar em Belo Horizonte (BH). E, ao que tudo indica, não vai mais ir embora. Trata-se do engarrafamento. Visitante importuno da capital dos mineiros que insiste em aparecer nos momentos de pico, tanto na parte da manhã, como no início da noite. Falo visitante porque, até bem pouco tempo atrás, engarrafamento acontecia de forma esporádica. Hoje, é tão rotineiro que daqui a pouco vai ser tombado como patrimônio cultural da cidade...rs.

Para reverter esse problema, em março deste ano, BH ganhou uma nova avenida Antônio Carlos, um dos principais corredores que liga a zona norte ao centro da cidade. Mais larga, com quatro pistas e uma faixa exclusiva para os ônibus, a nova avenida continuou com o mesmo problema, o engarrafamento. Nada mudou, ou melhor: piorou.

Para você ter uma ideia, uma viagem normal da zona norte ao centro de BH deveria durar em média 40 minutos. Mas isso nem sempre ocorre: a viagem dura em média uma hora e meia. Por isso, motoristas e usuários do transporte público começam a exercitar a paciência e, porque não, a criatividade. Sim, para “passar o tempo que não passa”, nada melhor do que colocar a leitura em dia, não é mesmo? Revistas, jornais, livros, enfim, vale tudo.

Até quando o belo-horizontino vai pagar o preço pela falta de planejamento das principais vias e do transporte público ruim da terceira maior cidade do país? Enquanto as respostas não chegam, o MGTV, noticiário local da TV Globo Minas, fez uma reportagem muito boa sobre a situação do trânsito em BH. Assista, abaixo:






Foto: Bernadete Amado.



Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, assine a newsletter e participe da página no Facebook e da comunidade no Orkut.




Wander Veroni
Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

3 comentários

  1. Não se preocupe aqui na minha cidade temos 95 mil habitantes e o transito é igual...o jeito é ter paciencia! Abraço

    ResponderExcluir
  2. Amigo ,
    isto não é privilégio de Bh
    As grandes cidades do Brasil e do mundo
    sofre do mesmo problema .
    No Rio não é diferente . E são paulo , sem comparação .
    abs

    Francisco

    ResponderExcluir
  3. Wander, vou reescrever um trecho do seu texto:

    (...)Até quando o SOTEROPOLITANO vai pagar o preço pela falta de planejamento das principais vias e do transporte público ruim...?

    Aqui em Salvador é a mesma praga. E junte a falta de planejamento com um sistema de transporte deficitário com a péssima educação de boa parte dos motoristas ( aqui em Salvador ao menos) e o caos está formado.

    Pelos lados daqui eu questiono se existe mesmo a tal superintendência de engenharia de tráfego ou superintendência de multas no tráfego.

    Abs!

    ResponderExcluir