Videocast - Honduras coloca Brasil no olho do furacão
setembro 27, 2009
Na última segunda-feira (21/09), militares de Honduras cercaram a embaixada brasileira. Tudo porque o presidente deposto Manuel Zelaya resolveu pedir abrigo ao Brasil, numa tentativa desesperada de retomar o poder.
Leia também:
• Diplomata brasileiro diz que embaixada em Honduras está sitiada
• Militares invadem rádio e TV que apoiam Zelaya
• Micheletti diz que não entregará poder a Zelaya
• Especial: Honduras: o papel do Brasil nessa confusão
Para quem não conhece, Honduras é um dos países mais pobres e menos desenvolvidos da América Latina. Possui a agricultura como ponto forte da economia, empregando quase dois terços de sua mão de obra, sendo exportador de café, banana e camarão.
De acordo com o Estadão, Brasil, EUA e Chile, exigem que seja adotado em Honduras o Acordo de San José, articulado pelo presidente da Costa Rica, Oscar Arias, que defende que o poder seja devolvido a Zelaya para que este comande novas eleições presidenciais em novembro.
O Brasil exige que o governo de Roberto Micheletti negocie com Zelaya condições do retorno dele ao poder. Mas, será que isso é possível ou uma guerra diplomática pode estourar a qualquer momento? O Café com Notícias preparou um videocast sobre este caso inédito de um conflito diplomático entre países, acompanhe:
Gostou do Café com Notícias?
Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog
no Google Plus, assine a newsletter e participe da comunidade
no Orkut.
21 comentários
Essa história de diplomacia,relação entre paises e tals, dá mta confusão!
ResponderExcluirMto bom o blog!
Realmente o Brasil entra em confusão até sem querer. Assim, vamos ver qual será a intervenção brasileira e a contra - resposta de Honduras.
ResponderExcluirWander, parabéns pelo videocast e pelo excelente conteúdo do seu blog. É raro a gente entrar na internet e ver um blog que dá vontade de ficar horas lendo.
ResponderExcluirSobre a questão de Honduras, tinha certeza que o Chávez estava por trás disso. Ele queria era fuder o Brasil, mas graças a Deus o feitiço virou contra o feiticeiro.
Ah, parabéns tb pelas matérias na Revista Vox Objetiva. Vc escreve mto bem!
Abraço
Bastante interessante seu blog, acho que meus pais iriam gostar muito dele, vou passar para eles. =D
ResponderExcluirMuito bom o post, e o blog também!
ResponderExcluirParabéns mesmo!
Poucos são os blogs com conteúdo...
olha... golpe de estado nao deveria caber mais a nenhum pais, está certo o lula em oferecer abrigo ao presidente eleito na embaixada
ResponderExcluirOlá!
ResponderExcluirSolucionática para esa problemática!
srsrrsrs
O nosso governo é patético e daqui a pouco descobrimremos que o Zelaya é primo do Sarney!
srrsrsrssrsr
Abs!
P.s:Estou doida praler meu livro..eheheh
Carol Sakurá
http://lepoeteenfleur.blogspot.com
Se não sabia, veio bem a calhar!! Era o que ele queria para aparecer na cena como salvador do continente!! Melhor do que uma plantação de melancias no pescoço, melhor do que tocar fluta doce em um pedaço de cana-de-açúcar!!
ResponderExcluirDaqui a pouco, os militares depõem o Evo Cocales na Bolívia e ele vai querer defender a "temorcracia" lá também!!
É um canastrão mesmo o Lula!!
A crise em Honduras deixou o Brasil numa situação complicada. O país tinha que acolher Zelaya, mas ele é muito folgado e está transformando a embaixada em um QG. Senão colocar limites nele, o Brasil vai perder o controle e sua embaixada poderá ser invadida. Muito bom o videocast Wander, parabéns. Abraços.
ResponderExcluirCompadre, vc sabe o quanto sou fã dos seus videocasts, né? E esse é mais que ficou primoroso, parabéns!
ResponderExcluirVc resumiu de forma muito embasada a questão delicada em que Zelaya colocou a embaixada brasileira. De qualquer maneira, vejo o dedo oportunista de Lula nessa história, por que será? Seria mais uma vez uma forma de pressionar pela famosa cadeira no Conselho de Segurança da ONU? Especulações quase que fundamentadas. rs
Mas pra vc, uma beijoca carinhosa, viu?
Fica com Deus!
Tinha que ter um pé do Chavez por trás. Passar rasteira? Pode ser. Isso sobra pra quem? Lula.
ResponderExcluirE o Brasil metido em mais uma confusão, e com um país que não tem nada a oferecer, rs...
ResponderExcluirWander, beijão pra vc!!!!!
tudo sempre sobra para o Brasil,
ResponderExcluirmas o Brasil disse que não vai ceder a pressão,
o golpista de Honduras, está fazendo repressão, quer até punir as emissoras que são contra o golpe, e disse que vai tirar a embaixada brasileira.
http://arthurmelo92.blogspot.com/
otimo seu blog,tem conteudo ,infomaçao cotinui assim,bj
ResponderExcluiro brasil não tinha nada que se envolver com essa coisa.esse clone do ratinho tinha que se esconder na embaixada da venezuela.eu sei que não vai da guerra mas é uma situação complicada
ResponderExcluirLula faz umas cagadas que só rezando
ResponderExcluirigual aquele italiano manda os dois pro inferno e cabo
Zelaya e sua turma de 70 amiguinhos bolivarianos chagaram "de surpresa"?? ... Sei, e o Papai Noel, chega quando?
ResponderExcluirTudo armação patrocinada pelo Chavez com conhecimento da diplomacia brasileira. O Lula (como sempre!) vai dizer que não sabia de nada ...
Zelaya foi muito é ligeiro... porque o danado não se enfionou numa embaixada norte-americana? rsrs ¬¬
ResponderExcluirO Brasil, com sua política de cachaça,futebol e samba sempre acaba agregando quem quer que seja... nunca se opõe a nada!
Como disse, Wander, um post meu seria totalmente desnecessário depois de sua explanação textual e, agora, oral.
ResponderExcluirLegal a edição que vc deu às imagens, com o BG de redação de jornal lembroube, inclusive, a vinheta do Jornal Nacional da TV Globo.
Sua independência sobre o assunto fará eu citar novamente o seu blog na rádio.
Quem sabe os ouvintes daqui do Rio e os internautas de todo o mundo não acessam o blog e, assim como eu, se tornem leitores assíduos.
É isso aí. Abração, Leo Pinheiro
Pois é...será que não estavamos sabendo mesmo???
ResponderExcluirQue abacaxi caiu nas mãos do Brasil.
A escolha de Zelaya, de vir se refugiar na embaixada brasileira, é mais um sinal da grande confiança e respaldo internacional que a política externa acertada do ministro Celso Amorim.
ResponderExcluirA imprensa, de um modo geral, até tentou criticar o governo brasileiro, mas cada vez mais fica claro o caráter anti-democrático dos golpistas.
Espero, pelo bem da ordem na América Latina, que Zelaya consiga voltar à presidência de seu país. Golpes como o que ele sofreu são coisas do passado, da época em que o EUA mandavam e desmandavam em toda região ao sul do equador!
CHINFRAS e TALS