Série especial - Assessoria de imprensa também produz conteúdo informativo

outubro 01, 2008




Quando falamos em assessoria de imprensa, logo vem na cabeça a palavra divulgação. Na linguagem mais popular, o chamado "vender o peixe para alguém" é o que mais se enquadra numa definição grosseira sobre a atividade. Mas, de uns tempos para cá, esse perfil mudou completamente: a assessoria de imprensa descobriu que também pode (e deve) produzir conteúdo informativo jornalístico, seja para atender a demanda dos profissionais da imprensa, como produtores e repórteres, mas principalmente, para fidelizar o público-alvo do assessorado.

Os produtos desenvolvidos dependem da realidade financeira do assessorado e o que ele quer como objetivo. A produção vai de conteúdo de site, releases, pres kit, brindes, jornal e/ou revista institucional, podcast, videocast, blog corporativo, conteúdo em Fedd (ou RSS), newsletter, telefone de atendimento, consolidação da imagem, reverter crise institucional ou de imagem, correspondência comemorativa, acompanhamento de agenda do assessora, mídia training, divulgação em redes sociais, promoção do assessorado em veículos de comunicação e torná-lo apto para ser um especialista convidado por jornalistas para um possível assunto pautado pela mídia. Enfim, o trabalho é duro, mas é preciso ter em mente que quando a criatividade é alcançada e os objetivos/metas são cumpridos, a tarefa é uma delícia.

Bom, de cara o conceito de divulgação não mudou muito, mas a forma como fazê-la, mudou consideravelmente e muitos jornalistas sentem dificuldade quando assumem uma assessoria de imprensa por não entender muito todo esse processo que é, em tese, algo inverso do que acontece na redação: as pautas não surgem da sociedade, mas sim da capacidade do assessorado de estar dentro delas ou ainda querer divulgar uma ação que tenha haver com determinado grupo social. Também existe o debate: jornalistas, publicitários ou RPs (relações públicas) estã aptos para cumprir essa atividade de comunicação empresarial/corporativa? 

A partir da próxima semana, toda quarta-feira, o Café com Notícias vai trazer uma série de reportagem e muitas dicas que ajudarão a desmistificar o trabalho do assessor de imprensa. Se você é blogueiro, fique atento: as dicas que você vai encontrar nos próximos posts podem lhe ajudar a divulgar melhor o seu trabalho, tanto na rede, como no local em que você vive, e ainda lhe ajudar a pensar melhor a comunicação do seu blog. Então, já está feito convite: Assessoria de imprensa também produz conteúdo informativo jornalístico, é o tema da próxima série especial do Café com Notícias. Não perca!



» Confira a série completa:
- Assessoria de imprensa também produz conteúdo - Parte 1





Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.




Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

9 comentários

  1. muitas veses as assessorias de imprensa, principalmente as dos políticos, são anti-informação.

    espero que não seja a maioria...

    ResponderExcluir
  2. Fiquei curiosa pra ver essa série sobre assessoria de imprensa. Adorei!

    Bejos :)

    ResponderExcluir
  3. Essa com certeza eu não perco por nada desse mundo! Vou fazer questão de ler para aprender mais um pouco.

    Abraço

    ResponderExcluir
  4. É bem abrangente mesmo o trabalho de AI hoje em dia, né amigão? Eu particularmente não curto, mas faço com prazer, quando aparece e às vezes, há umas surpresas bem gratas.
    Vc tinha razão, adorei o tema, viu? E venho conferir a série, vc sabe disso! heheheeh
    Beijocas!

    ResponderExcluir
  5. Acompanhei recentemente o trabalho de uma assessoria de são paulo no lançamento de um produto e eles fizeram muito material jornalístico...textos, releases e etc.
    As reposrtagens serão ótimas para conhecermos um pouco mais deste mercado.

    ResponderExcluir
  6. Wander, excelente tema a ser abordado! Nas salas de aula do curso de jornalismo, só faltavam os tapas para a briga ser consumada em torno da questão: assessor de imprensa é jornalista? Muitos defendem que não, que são publicitários e que não há nada de jornalístico na profissão. Já outros defendiam com unhas e dentes que assessor de imprensa é jornalista e que os conteúdos são de interesse público e etc... E haja tempo e argumento para as discussões.

    A minha opinião? Assessor de imprensa é jornalista... Não tenho dúvidas! é como professor: tem professor de matemática, de português, história... No jornalismo, não é difertente: tem assessor, repórter, redator, editor..

    Abços e parabéns!!

    Blog linkado!

    ResponderExcluir
  7. Acredito que as assesorias de imprensa tornaram a informação brasileira mais profisisonal. Hoje qualquer empresa que se preze necessita de uma assessoria competente e competitiva. Isso é tão vital para as empresas como os departamentos de marketing.
    A comunicação social é um ramo extremamente disutpado. Para sair bem de crises e obter sucesso na imagem a assessoria de imprensa é vital no processo.

    Excelente texto Wander. Quero muito ver a série de matérias. Abraços.

    ResponderExcluir
  8. Adorei o tema! Tinha apenas uma vaga idéia do que fazia um assessor de imprensa. Em breve precisarei de recomendações sobre este tipo de serviço aqui em Minas, para uma das minhas empresas.

    ResponderExcluir
  9. Muito embora leve este nome como função, com certeza assessor(a) de imprensa ao meu ver são os que mais produzem conteúdo informativo, aliás conteúdo diverso.
    Lembro-me quando era autônomo pela Fundação Florestal, atuando na Secretaria de Estado do Meio Ambiente, nós autônomos e estagiários éramos os que mais produzia conteúdo (trabalho conciso e efetivo de fato) enquanto que os efetivos (concursados) marcavam o ponto na entrada e iam pra o parque do ibirapuera ou para o shopping, mas a primeira coisa que o Sr. Fabio Feldman fez ao assumir a Secretaria do Meio Ambiente em 1995 foi nos demitir, com a seguinte alegação "Na minha gestão, não trabalho com vagabundo", ou seja, eu e mais de 600 autônomos fomos dispensados.
    Concordo com a posição do colega Jornalista Azarado "No jornalismo, não é difertente: tem assessor, repórter, redator, editor...", neste caso assessor(a) é tão jornalista com um outro que esteja ocupando uma outra posição (cargo/função), com bons conteúdos.

    Saúde, paz e sucesso!

    Abraços,
    Jose Moura
    http://www.blogomoura.com

    ResponderExcluir