BH sedia Brasil x Argentina

junho 18, 2008

Quarta-feira é dia de festa, sim senhor! A capital mineira se prepara para ser palco de um dos clássicos do futebol mais acirrados do mundo: Brasil e Argentina. Para toda essa atmosfera de festa e um estádio lotado de torcedores pintados de verde-amerelo, Belo Horizonte preparou um verdadeiro esquema de final de copa do mundo: camarotes cheios de artistas, shows antes e durante a partida, homenagem a Pelé e aos capitães dos cinco títulos mundiais e, para completar um preço de ingresso "bem salgado" - que desconsiderou a realidade econômica do povo brasileiro, cujo valor foi de R$ 200.

A seleção brasileira joga sob pressão após as derrotas para a Venezuela e o Paraguai. A Argentina não fica atrás. Nos últimos anos, as derrotas para o Brasil nas decisões da Copa América (2004 e 2007) e na Copa das Confederações (2005) fizeram estragos. Neste "clima de decisão", os dois países se enfrentam hoje, a partir das 21h50m, no estádio do Mineirão, em Belo Horizonte, pela sexta rodada das eliminatórias da Copa de 2010.

Os jogadores brasileiros chegaram a declarar que vão "jogar por Dunga". A seleção caiu para o quinto lugar na classificação após a vitória do Uruguai sobre o Peru nesta terça-feira. O técnico recebeu muitas críticas após os últimos resultados. Apesar de não estar ameaçado, um resultado negativo o deixaria em uma situação bastante incômoda


A pressão é tanta, que já começa a gerar especulações sobre uma possível troca no comando da equipe. Apesar do retrospecto favorável, Dunga, que completa 30 jogos à frente da Seleção Brasileira justamente hoje, no Mineirão, não conseguiu fazer seu time apresentar um futebol convincente em momento algum. Nem mesmo na conquista da Copa América, ano passado, sobre a mesma Argentina, o Brasil convenceu que tem chance de ganhar o jogo de hoje à noite.


Música e comemorações


O torcedor que for ao estádio vai se divertir antes mesmo da bola rolar. Os portões vão abrir às 18h. Gal Costa cantará o Hino Nacional, e shows das bandas Jota Quest e Skank animarão o público, que presenciará ainda uma homenagem aos capitães campeões mundiais e a Pelé - que colocará os pés na Calçada da Fama. O Mineirão receberá novos telões e convidados especiais, entre artistas e personalidades do esporte.


Jornalismo


Para quem trabalha em redação, o evento de hoje é sinônimo de "ralação" dobrada. Uma partida de futebol como essa, que tem repercussão internacional, além de fazer a cobertura básica - que são os preparativos da equipe, escalações do técnico e o confronto de declarações de jogadores e equipe técnica, sem contar com a língua afiada dos comentaristas escalados, o jogo de Brasil e Argentina geram inúmeras pautas para os noticiários. A tarefa que parece óbvia para muitos profissionais exige, antes de tudo, criatividade, pesquisa e sensibilidade para transformar números em dados interessantes para o público.


Por exemplo, uma de comportamento/lazer obrigatória, é falar sobre os barzinhos que preparam confraternizações temáticas com direito à telão, rodada (de bebidas e tira-gostos) entre amigos e a opiniãos dos torcedores. Já quem cobre a área policial, irá falar sobre as ocorrências da Polícia Militar e Civil do evento: assaltos, briga de torcedores, ônibus quebrados, esquema de segurança, dicas de rotas e retenções viárias com a BHTrans e acidentes de trânsito. O bolão de hoje entre os jornalistas é para saber quem vai ser demitido no Brasil e Argentina desse ano: na última vez que o jogo foi em BH, o jornalista Jorge Kajuru foi afastado das suas atividades, na TV Band, por denunciar que o governador Aécio Neves usou o acesso a portadores de necessidades especiais para rampa aos camorotes de convidados vips dele. Quem será o "degolado" da vez? Espero que ninguém. Agora nos resta esperar que a seleção brasileira faça uma boa partida e que não nos envergonhe no Gigante da Pampulha.


Escalações:


BRASIL

Atletas: Júlio César; Maicon, Lúcio, Juan e Gilberto; Gilberto Silva, Mineiro, Anderson e Júlio Baptista; Robinho e Adriano. Técnico: Dunga


ARGENTINA

Atletas: Abbondanzieri; Javier Zanetti, Burdiso, Coloccini e Heinze; Mascherano, Gago, Maxi Rodríguez e Riquelme; Messi e Agüero (Julio Cruz). Técnico: Alfio Basile


ÁRBITRO: Oscar Ruiz (Colômbia)
LOCAL: Mineirão
HORÁRIO: 21h50
TRANSMISSÃO: Rede Globo e Sportv


(Colaboraram como fontes: G1 e Jornal Hoje em Dia)



Essa semana eu volto com mais Café com Notícias.



Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

17 comentários

  1. Acho que para quem é louco por futebol, o preço está razoável. Vamos imaginar que Brasil vs Argentina é para o futebol como um show da Madonna para o cenário musical pop.

    Além disso, pelo visto, foi montada uma super sessão de entretenimento.

    Acho um prço justo. Barato não, mas justo.

    ResponderExcluir
  2. Já sabia algumas coisas sobre o jogo, mas sobre os shows das bandas não sabia não. E que ingresso mais caro hein, se bem que só vai a um jogo de seleção quem tem uma graninha boa.

    Artistas confirmados em camarotes: Vesgo, Junior Lima, Felipe Solari

    ResponderExcluir
  3. Futebol...minha louca paixão....espero que esse jogo seja uma bela demonstração do futebol bem jogado...pois é isso que o fã de esporte espera ver....

    ResponderExcluir
  4. Oi, Carolina!

    Obrigado por comentar no Café com Notícias. Olha, sei que cada um tem a sua opinião, mas achar o preço do ingresso justo, é uma coisa que não consigo concordar.

    Infelizmente, não tenho dados oficiais para rebater o seu argumento, mas uma coisa é certa: um evento desse porte tem dinheiro do governo. E mesmo se não tivesse, cobrar um ingresso caro desse jeito, sendo que a maioria do povo ganha um salário mínimo, é um desrespeito à dignidade do trabalhador assalariado que vê no futebol uma das poucas alegrias no dia-dia.

    Falta bom senso no valor desse ingresso que terá mais de 30 mil pessoas de público pagante e uma nítida vontade de ver que esse espetáculo seja algo elitizado e que o povo fique de fora da festa.

    Abcs,

    Wander Veroni
    Jornalista e editor do Café com Notícias.

    ResponderExcluir
  5. Há de se ter muito amor em meu peito varonil pela nossa Patria de chuteiras.
    200,00????
    Não porque sou 'mulher' e prefiro uma boa sessão da tarde (ou da noite), mas digamos que esse preço é pra lá de salgado!!!

    Eiiii
    Que versão é essa de The Look of Love??
    Muito massa...
    Essa Trilha sonora para o post é 1000!!!

    Abço

    ResponderExcluir
  6. Wander...

    depois de todas essas informações e no meio do jogo só posso dizer:

    E montaram toda essa estrutura pra um futebol desastroso. A torcida Argentina grita: Fica Dunga!

    é de chorar.

    ResponderExcluir
  7. Dos jeito que vai o Brasil vai acabar levando um gol T.T

    Legal o blog =D

    bu
    http://mostdownloads.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. eh a festa foi mto boa! nunca tinha vista tanto estrutura em jogo no brasil!!! pena que a seleção dormiu no palco principal!!

    abraçoss


    www.indaiacity.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Acabei de assistir ao jogo - e fiquei frustrado.
    Gostaria de ter visto a Argentina humilhar o time brasileiro. somente assim as coisas podem tomar outro rumo na CBF.
    Essa arrogância da seleção precisa, de fato, de uma lição.

    Quanto à calçada da fama: é impressionante como Pelé trabalhou a própria imagem. Já está fora dos gramados desde 1978 e ainda mantém a aura de melhor de todos os tempos - e com ela a fama.
    É de estarrecer.
    Que outro atleta no mundo conseguiu isso?

    ResponderExcluir
  10. que legal neh
    o jogo tava bom
    só que eu nao estou satisfeito com essa seleção
    ainda axo que eles podem mais

    abraços

    ResponderExcluir
  11. Há tempos não paro pra assistir a um jogo da seleção. Pra mim, a seleção acabou quando perdeu o título para a França, desde 98 não assisto um verdadeiro futebol, nem mesmo quando foi penta.
    A seleção é formada por estrelas peladeiras, que só sobrevivem à fama e as vezes a um bom futebol (desde que não seja com a amarelinha. Vi hoje uma seleção medíocre, futebol ruim, jogaram de salto alto o tempo todo, uma vergonha aquele empate, a Argentina merecia dar uma goleada. Torço muito pra que a seleção não se classifique para a copa, a fim de evitar vexame maior.

    Abraços

    ResponderExcluir
  12. R$ 200,00 é beeem caro para um jogo de futebol.. Apesar de que, além do jogo, teria shows de Jota Quest e Skank...

    Pena que quem foi ao jogo não gostou muito do que viu não... Mesmo com craques como Riquelme, Messi, Robinho e Adriano, me disseram que o jogo foi feio.. (eu já imaginava isso, então nem prestei atenção à TV...).

    E, na boa, quem podia cair nesse não era nenhum jornalista, e sim nosso "técnico"...

    ResponderExcluir
  13. Wan, cobertura completa foi a tua aqui, muito melhor do que a palhaçada que a gente assistiu, né? Não foi praga de paulista, não, eu juro!!!
    A coisa mais emocionante foi o Hino da Argentina cantado pela Teresa Parodi. Ela é uma cantora de tango, o que explica a emoção exarcebada, arrepiou, né?
    O Robinho até que deu um drible lindo no primeiro tempo, mas ficou nisso. Parece que até o Messi tava apagadão. Horrível!!!
    Eles jogaram pelo Dunga mesmo, pro Dunga cair!!!! hehehe
    Beijão procê!
    Letícia.

    ResponderExcluir
  14. (Wan, esse é o comentário da minha mãe, acho que ela não conseguiu porque não tem a ID do blogger nem a open, por isso está como se fosse eu, tá bom?)

    Oi Wander, como vai?

    Em primeiro lugar quero agradecer o beijão que mandou para mim através do blog da minha filha Letícia, o babelpontocom.
    Em segundo dizer que gostei muito do jeito que você escreve. Já me tornei fãzoca. Voltarei sempre.
    Fique com Deus.

    beijos
    Silvia.

    ResponderExcluir
  15. BH não merecia é o espetáculo feio que eles fizeram. Joguinho sem graça, né.
    Mas, enfim, teve o show do Skank... da próxima vez eles deviam colocar um show do Patu Fu, um do Milton Nascimento, um do Paulinho Pedra Azul (esse cara ainda é vivo Wander?).
    Só para valer o ingresso.
    Abraços

    ResponderExcluir