Café na Web – Terceira geração de celular permite videoconferência e banda larga

dezembro 17, 2007



Há muito tempo o celular deixou de ser apenas um telefone móvel. As operadoras desse tipo de telefonia investiram pesado em diversos tipos de serviço, como envio de mensagens (SMS), fotos, MP3, vídeos, troca de arquivos, rádio, TV Digital e internet wap.


E as inovações não param por aí. Desde o mês passado, com a chegada da rede 3G (terceira geração), celulares começam a receber serviços como videoconferência e download de vídeos mais rápidos. Isso por que ela possui velocidade de transmissão banda larga, como a da internet do seu computador.


Algumas operadoras, por exemplo, começaram a oferecer aparelhos compatíveis com essa rede e, no próximo dia 18 (janeiro/2008), a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) irá leiloar frequências para redes 3G GSM, para que outras empresas também ofereçam o serviço.



Na GSM Américas, conferência realizada na semana passada no Rio de Janeiro, empresas mostraram serviços para as operadoras de telefonia. Entre eles está um que permite que outras pessoas encontrem você por meio de um único número. Você pode programar o sistema para as ligações serem direcionadas para o telefone comercial durante o expediente, para a sua casa durante os finais de semana e para o celular em períodos de viagem.


O serviço permite ainda que mensagens de texto de celular (SMS) sejam convertidas em voz e direcionadas para caixas postais de telefones fixos e vice-versa. O sistema também é compatível com fax. Outro recurso demonstrado foi o de videoconferência compatível com celulares. É possível participar de conferência e, durante o encontro virtual, compartilhar arquivos e assistir a um canal de televisão que passe por rede IP (de internet).


Os recursos da 3G, oferecido pela espanhola Dialcom, permite que pessoas que estejam diante do computador, no próprio lugar da conferência ou que tenham a mãos somente um telefone. Inacreditável, não é mesmo! Impressionante como a tecnologia transformou o celular num aparelho de mão portátil que reúne vários tipos de mídias. Viva a convergência midiática digital!




Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.




Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários