Pimenta nos olhos dos outros é refresco

novembro 05, 2007

Ditado popular brasileiro, ilustra bem as histórias
e mitos a respeito desse condimento



Outro dia, eu e um amigo meu, que também é jornalista, estávamos conversando sobre pimenta. Não. Não fomos a um restaurante especializado em pimenta, nem queimamos a boca com o ardor desse condimento. Muito menos faziámos uma matéria a esse respeito. Lembra da expressão "olhar de seca pimenteira"? O assunto surgiu devido a constatação de que uma boa porcentagem de profissionais da nossa categoria são verdadeiras "cobras". Falam mau uns dos outros pelas costas e detestam ver um outro jornalista que conseguiu sucesso ou ascensão pelo próprio talento e caráter honesto.

Particularmente, detesto pessoas interesseiras ou dissimuladas. Gosto de honestidade e valorizo a sinceridade. Muita gente confunde o honesto com idiota e o sincero com o mal-educado. E essa confusão de sempre falar tudo o que pensa, sem medir as consequências está eliminando as pessoas boas da face da Terra. Os poucos que restaram de honestos e sinceros estão reprimidos ou excluídos do mercado e, muitas vezes, perdem a amizade ou deixam de crescer profissionalmente por causa dessa característica.

Existem pessoas boas, claro. Inclusive, jornalistas. Mas estão cada vez mais em extinção. A pimenta entrou na conversa quando citei que algumas pessoas acreditam que ter uma pimenteira em casa afasta o mau olhado. Se a pimenteira secar, é sinal de que o ambiente estava carregado e que a última pessoa que a viu era o responsável pelo olho-gordo que contaminava o ambiente. Lenda?

Tem gente que torce-o-bico e fala que não acredita. Mas quando vê uma pimenteira secar perante o pseudo-elogio de determinada pessoa se assusta e se rende a sabedoria popular. Meu amigo pretende levar uma pimenta para o ambiente de trabalho dele. Ele é muito novo na profissão, formou agora como eu. E já conseguiu um emprego bem posicionado no mercado por indicação. Não foi uma indicação qualquer. Foi pela qualidade dele enquanto jornalista e não por ser amasiado de um determinado "grupinho" ou chefia.

O que acontece é que ele está sofrendo de mau-olhado. Tem gente que não acredita nisso, mas existe. Há coisas no mundo que a explicação científica não basta e as crendices suprem determinadas respostas. Meu amigo está sofrendo de muita pressão e é cercado de gente oportunista que gruda nele por achá-lo um bom network. Somos idealistas. Acreditamos que é possível mudar o mundo. Mas como mudar o mundo e não mudar as pessoas? É complicado.

Quando entramos num novo ambiente de trabalho, acreditamos que poderemos mudar tudo. Trazer novas idéias. Inovar. Nem sempre isso acontece. Existem chefes que não querem ver o negócio crescer. E quando ver alguém se sobressaindo entre os outros, poda. Faz de tudo para que a "cabeça" dele role. Coloca imprecilhos e todos os problemas nunca podem ser resolvidos e sempre tem uma desculpa discarada. Não gosto de ver o mau-olhado vencer. Gosto de ver um final feliz. Temo que ele, por uma loucura, peça demissão e entre na estatística de tantos outros jornalitas fora do mercado de trabalho. Torço que ele não faça isso...se acalme, amigo! Leve quantas pimenteiras for preciso para o local de trabalho ou para onde você transita.

E por falar sobre pimenta achei que seria interessante falar dela nesta segundona. Pouca gente sabe, mas a capital nacional da pimenta" fica no município de Turuçu, no Rio Grande do Sul, onde se começou cultivar o condimento no final do século XIX. Um outro dado histórico é que o cultivo de pimentas era muito comum nas tribos indígenas que habitavam as terras brasileiras na época do início da colonização europeia.

Após essa época, as sementes e frutos de pimentas passaram a ser cada vez mais cultivados e disseminado entre vários povos do mundo.
A pimenta, nada mais é do que um condimento de sabor picante. Apesar de popularmente ser dito que a pimenta pode provocar gastrite ou hemorróidas, o condimento é rico em vitamina A, B1, B2, C, E e niacina - que possui propriedades analgésicas e energéticas, favorece a redução de coágulos no sangue e atua como cicatrizante de feridas.

Já para pessoas que fazem tratamento de obesidade, de acordo com especialistas, ajuda a reduzir o desejo de comer e controla o colesterol. Também estimula a produção de endorfina no cérebro - hormônio que produz a sensação de bem estar; além de ter ação antioxidante, antiinflamatório e anticâncer, além de prevenir a arterioesclerose.

Outra curiosidade acerca da pimenta é que existe um teste usado para medir o grau de "ardor" da pimenta, chamada de Escala de Scoville, criada pelo uímico Wilbur Scoville que desenvolveu um método para medir o "grau de calor" da pimenta. No teste original, Scoville misturou a pimenta pura com uma solução de água com açucar. Então, um grupo de provadores bebeu da solução. Quanto mais solução de água e açúcar é necessária para diluir uma pimenta, mais alto seu "grau de calor".


Depois o método foi aprimorado e foram criadas as unidades de Scoville. Assim, 1 xícara de pimenta que equivale a 1000 xícaras de água, corresponde a 1 unidade na escala de Scoville. Capsaicina pura (extrato de pimenta) equivale a 15.000.000 (15 milhões) de unidades Scoville. O poder da pimenta é medido graças a esta escala. Por exemplo, a pimenta mexicana Habanero chega a 300.000 unidades nesta escala. Já a pimenta "Red Savina Habanero", uma espécie modificada, chega a 577.000 unidades e a "Tezpur Indiana" chega a 877.000 unidades.

Após apurar esses dados, comecei a pensar duas vezes antes de colocar uma pimenta no prato, ainda mais com esse calor. Já ouvi especialistas dizerem que o ardor da pimenta não se cura com água, mas sim com leite. Funciona, já fiz isso uma vez. Não sei explicar como, mas funciona. De qualquer maneira, uma pimenteira bem ornada, em casa ou no trabalho, servirá para duas coisas: reter as energias negativas, espentando assim a urucubaca, e cultivando-as para uma posterior receita culinária, seja em compota ou crua mesmo. O ditado popular não mente jamais: "pimenta nos olhos dos outros é refresco".




Essa semana eu volto com mais Café com Notícias.




Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

3 comentários

  1. Dá-lhe pimenteira...essa funciona...hehehehe... =)

    ResponderExcluir
  2. Wander...pára tudo...adorei esse texto sobre a pimenteira...excelente!

    ResponderExcluir
  3. Realmente...lugar de cobra é na mata, no zoológico ou no butatã....hauhauhau...menos no mercado de trabalho...

    ResponderExcluir