#Jardinagem: Dicas para cultivar as plantinhas, reanimar as flores e ter um jardim bem bonito em casa

julho 30, 2021


Um dos passatempos mais praticados dos últimos anos, é a jardinagem. Segundo o Google Trends, as buscas pelo termo "kit de jardinagem" cresceram 180% durante entre março e junho de 2020, período que representa a pandemia da COVID-19

Mas, cuidar das plantas pode não ser uma tarefa tão simples quanto parece. O recomendado é investir em cursos e estar sempre se atualizando sobre o assunto. Existem pessoas que gostaram tanto da área que até mudaram de profissão, como mostra esta reportagem do Jornal da Band. Assista:
 
Pensando em ajudar aqueles que querem reanimar suas plantinhas, Adelson dos Santos Fernandes, jardineiro cadastrado no GetNinjas, maior aplicativo para contratação de serviços do Brasil, compartilhou algumas orientações importantes para ter um jardim bem bonito em casa e florir seus vasinhos. Confira:

Atenção às folhas

Só de bater o olho, já dá para ver se uma planta está saudável ou não por conta das suas folhas. De acordo com Adelson, uma planta sadia é aquela que tem folhas verdes e brilhantes. Entretanto, quando as folhas apresentam aspectos desbotados, murchos, amarelados e quebradiços, é necessário acender um sinal de alerta. 

Segundo o profissional, inúmeros fatores podem desencadear esses sinais. "Pode ser a falta ou até mesmo o excesso de água, local inadequado, pouca ou muita luz. Tudo depende, primeiramente, do tipo de planta que estamos lidando", comenta o jardineiro. Sendo assim, o recomendável é estudar o espécime em questão e testar pequenas mudanças na rotina.

Falta de nutrientes

Caso mudanças como a quantidade de água, alteração de local/espaço não funcionem, é interessante investigar se a planta não está sofrendo com a escassez de nutrientes. 

"As plantas com deficiência de nutrientes (cálcio, ferro, fósforo, potássio e magnésio) apresentam um crescimento lento e folhas amareladas. Além disso, a falta de tais substâncias também inibe a floração e abortamento de frutos", explica Adelson. Para solucionar algumas dessas carências, pode ser interessante investir em fertilizantes orgânicos, em adubos minerais ou até mesmo em itens caseiros como casca de ovo triturada ou borra de café.

Pragas

De acordo com Adelson, as pragas mais comuns são as formigas cortadeiras (também conhecidas como saúvas), lesmas/caramujos, lagartas, pulgões e cochonilhas. A identificação das pragas pode ser feita durante a análise das folhas, já que tais pestes costumam deixar um rastro de destruição das plantinhas. 

O profissional explica que as folhas cortadas são indícios de formigas, caramujos e lagartas. Já quando as folhas apresentam manchas, o vilão da vez é o pulgão. Por fim, a característica que revela a presença de cochonilhas é o aspecto "esbranquiçado" das folhas. Para lidar com tais pragas, é interessante investir no uso de inseticidas caseiros ou industrializados.




Gostou do Café com Notícias? Então, acompanhe o canal no Telegram e siga o blog no Instagram, no Twitter, no Facebook, no LinkedIn e assine a nossa newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários