#Exposição: Museu do Videogame Itinerante chega em BH com torneios de jogos e concurso de cosplay

setembro 10, 2019

Crédito: Divulgação. 
De 14 a 29 de setembro, das 15h às 21h, o Minas Shopping, em Belo Horizonte (MG), recebe o Museu do Videogame Itinerante. A exposição apresenta gratuitamente ao público cerca de 300 consoles de diversas gerações, além de torneios de jogos e concurso de cosplay

A iniciativa, que recebe 5 milhões de visitantes ao ano em todo o Brasil, é o primeiro do gênero do país registrado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Em 2014, recebeu o prêmio do Ministério da Cultura como o museu mais criativo do país. 

Em 2016, foi um dos museus brasileiros escolhidos para representar o país no maior encontro de museus do mundo, em Paris e, em 2019, também integrará o London Games Festival, um dos maiores eventos de games da Inglaterra.

A exposição totalmente interativa resgata quatro décadas de história da evolução dos videogames. De acordo com o curador do Museu do Videogame, Cleidson Lima, um dos diferenciais do museu é que, além de conhecer consoles e jogos raros, os visitantes também podem jogar em alguns videogames que fizeram história, tais como o Telejogo Philco-Ford, Atari 2600 , Odyssey, de 1972; entre outros.

Além de observar as raridades, os interessados poderão se divertir com as diversas atrações do Museu. Entre elas estão simuladores de corridas, torneios de jogos antigos e atuais, controles gigantes, áreas PlayStation VR, Nintendo Switch e XBox One X, concurso de cosplay e torneio de Just Dance 2019.

Quem visitar o Minas Shopping durante o período encontrará grandes clássicos do videogame, como o primeiro console fabricado no mundo: o Magnavox Odyssey, de 1972. Os visitantes também vão interagir com alguns dos principais consoles da história, como o Telejogo Philco-Ford, Atari 2600, Odyssey, Nintendinho 8 bits, Master System, Mega Drive, Sega CD, Super Nintendo, entre outros mais recentes.
Crédito: Pixabay / Reprodução. 

Para os fãs de games mais atuais, não faltarão opções. O Museu Itinerante do Videogame no Minas Shopping inclui a exposição das novidades do PlayStation 4, do Xbox One X e do Nintendo Switch. O evento também terá o Just Dance, simulador que desafia o jogador a imitar os movimentos da tela. 

O concurso de cosplay será outra atração, que visa estimular a criatividade dos visitantes ao eleger os participantes que se caracterizarem da melhor forma como seus personagens preferidos dos universos ficcionais.

Segundo o gerente-geral do Minas Shopping, Fábio Freitas, essa é uma oportunidade de aproximar gerações e de trazer à capital mineira uma atração diferente. “Essa é a primeira vez do Museu Itinerante do Videogame em Belo Horizonte e nos sentimos honrados por sediar um evento desse porte. Temos certeza de que os visitantes de todas as idades vão se encantar com os artigos em exposição, que evocam nostalgia e bons momentos”, declara.

Just Dance 

Uma das principais atrações do Museu do Videogame Itinerante em Belo Horizonte será a realização de uma etapa da Just Dance Challenge Latam, a competição que terá representantes do Brasil, Argentina, Chile, Peru, Colômbia e México, e contará com etapas nacionais masculinas e femininas, além de uma grande final em março de 2020, no Brasil.

Crédito: Divulgação.
Até o final de 2019, cada país participante sediará as etapas classificatórias locais, chamadas Just Dance MAC Challenge. No Brasil, são cinco etapas. Uma delas acontece em Belo Horizonte, durante o Museu do Videogame Itinerante, no Minas Shopping

A grande final nacional acontecerá na Comic Com Experience CCXP, entre 05 e 08 de dezembro, em São Paulo.  Em março de 2020, o Brasil receberá a grande final do Just Dance MAC Challenge LATAM, com o campeão e a campeã de cada um dos seis países participantes, que buscarão o título latino-americano. 



Gostou do Café com Notícias? Então, siga o blog no Instagram, no Twitter, no Facebook, no LinkedIn e assine a nossa newsletter.





Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários