#CaféRapidinhas: FLI-BH, baixa gastronomia, Prêmio CDL de Jornalismo e Visitação para surdos no Inhotim

setembro 16, 2019


Vamos dar um giro nas principais notícias da semana e outras que você só vê com exclusividade aqui no @cafecnoticias? Topa? Então, pegue uma xícara de café e fique bem informado. É bem rapidinho! Confira a nossa seleção de notas:


Infantil

No próximo domingo (22/09) acontece mais uma edição do projeto “Era Uma Vez – Oficina de Contação de Histórias”, no Minas Shopping, em Belo Horizonte (MG). Desta vez, o contador de histórias Mário Alves e a cantora e compositora Andressa Versi, da Cia Arte de Compartilhar Histórias, convidam as crianças a embarcarem em um mundo de fantasias, encantamento e muita diversão. O projeto é realizado todos os domingos, a partir das 14h, no Piso 1, em frente a loja Leitura. Serão apresentadas duas histórias que brincam com a imaginação das crianças e resgatam a magia dos livros. Toda a programação é gratuita.

Primavera

A Primavera começa oficialmente no dia 23 de setembro, mas para dar as boas-vindas à estação mais colorida do ano, o @minascasashopping, localizado no bairro Ipiranga, em Belo Horizonte (MG), realiza entre os dias 19 e 21 de setembro, mais uma edição da Feira de Artesanato “Arte, Cultura e Minascasa”, edição especial de primavera. O evento, realizado das 10h às 22h, vai reunir cerca de 10 expositores no corredor próximo à padaria Roma Gourmet. Na feira, os clientes vão encontrar materiais de arte sacra, pedrarias, sabonetes e difusores, além de artigos para casa e toalhas bordadas a mão.

Surdos

Entre os dias 24 a 29 de setembro, o Instituto Inhotim, localizado em Brumadinho (MG), na Região Metropolitana de Belo Horizonte, realiza uma  programação especial para a comunidade surda em comemoração ao #SetembroAzul e ao Dia Nacional do Surdo (29/09). As visitas contarão com roteiros especificamente estruturados para a comunidade surda e intérpretes em Libras. As visitas são gratuitas para visitantes, mas os grupos têm um limite de 25 pessoas cada. O monitor Juan Pablo gravou um vídeo em Libras para convidar o público a prestigiar essa programação. Confira!

Museus

A 13ª Primavera dos Museus está chegando à Belo Horizonte (MG) e a Casa Fiat de Cultura terá uma programação gratuita especial para este período. No dia 26 de setembro, palestra “Arquitetura de exposição: do projeto à montagem” com os arquitetos Paulo Waisberg e Clarissa Neves, que apresentam como a expografia de uma mostra amplifica a temática da exposição. 

Entre os dias 24, 25 e 26 de setembro, as influências do design italiano serão trabalhadas pedagogicamente, em formato colaborativo, com os professores no curso de Formação de Professores – “Inventando moda: o design italiano como referência de mediação nos diálogos entre passado, presente e futuro”. Já no dia 28 de setembro, das 10h às 12h, acontece o Encontros com o Patrimônio, que abordará a influência italiana na arquitetura de Belo Horizonte. O trajeto seguirá pelo edifício do Minas Tênis Clube, assinado pelo arquiteto Raffaello Berti, passando pela antiga Secretaria de Estado de Segurança e Assistência Pública (atual CCBB), de Luiz Signorelli, finalizando no Palacete Dantas, projetado por Luiz Olivieri.

FLI-BH

Considerado um dos maiores poetas brasileiros do século 20, o mineiro Adão Ventura (1939-2004) é o grande homenageado do 3º Festival Literário Internacional de Belo Horizonte (FLI-BH) - Do Livro à Voz: Narrativas Vivas, que acontecerá entre os dias 25 e 29 de setembro, no Parque Municipal Américo René Gianetti. O festival tem a curadoria da poeta Nívea Sabino e da ilustradora Marilda Castanha. Ventura é autor do clássico “A cor da pele”, de 1980, escritos que têm como tema as experiências e visões de mundo do homem negro brasileiro. Seus poemas constam diversas antologias, tanto brasileiras quanto internacionais. Para saber mais sobre o festival, clique aqui.

Jornalismo

A 8ª edição do Prêmio CDL/BH de Jornalismo vai premiar três jornalistas em cada uma das quatro categorias (impresso, rádio, televisão e internet) que venceram com reportagens sobre os setores de comércio e serviços de Minas Gerais. Os 12 vencedores receberão no total, R$ 64 mil em forma de vale-viagem. As reportagens, que podem concorrer ao prêmio, devem ter sido publicadas nos veículos de comunicação impresso e de internet e veiculadas nas emissoras de televisão e rádio no período de 08 de setembro de 2018 a 30 de setembro de 2019. O prazo para as inscrições termina no dia 09 de outubro de 2019. Para saber mais sobre o prêmio, clique aqui.

Comércio em Pauta

No dia 02 de outubro, de 10h às 11h, a @FecomércioMG convida os profissionais da imprensa a participarem da 1ª edição do Comércio em Pauta. O encontro visa informar e esclarecer dúvidas dos jornalistas sobre a Reforma Tributária, cada vez mais presente na vida dos brasileiros, especialmente dos empresários. O evento terá o coordenador legislativo e tributário da Federação, Marcelo Morais, e do economista-chefe da entidade, Guilherme Almeida, como palestrantes. Para fazer a sua inscrição gratuita, clique aqui.

Baixa Gastronomia

No dia 28 de setembro, o público vai desfrutar de 9 horas de evento no espaço BeGreen Boulevard, no Boulevard Shopping, com uma programação preparada especialmente para Belo Horizonte (MG). A edição do HOUSE OF H2OH!® vai reunir renomados chefs da baixa gastronomia, que é nada mais do que a combinação perfeita entre comida regional, ambiente informal e ótimo custo benefício. A experiência terá entrada gratuita e contará com atrações pensadas para toda a família. Para participar, é necessário se inscrever no formulário disponibilizado no evento criado no Facebook da marca.

Videogame

Para divulgar a rede de ensino e destacar a nova unidade internacional no bairro Cidade Nova, o @Coleguium é patrocinador do Museu do Videogame Itinerante, que está sendo realizado em Belo Horizonte (MG) até o dia 29 de setembro. No Museu do Videogame, os visitantes podem conhecer cerca de 300 consoles de diversas gerações. Além de observar as raridades, os interessados se divertem com as diversas atrações, como simuladores de corridas, torneios de jogos antigos e atuais, controles gigantes, áreas PlayStation VR, Nintendo Switch e XBox One X, concurso de cosplay e torneio de Just Dance 2019. A entrada é gratuita e o funcionamento é das 15h às 22h.  

Exposição

Até o dia 03 de outubro, das 10h às 22h, o Boulevard Shopping, em Belo Horizonte (MG), recebe a 6ª edição da mostra de fotografias do Colégio Nossa Senhora das Dores (CNSD). Neste ano, a exposição vai dar destaque a diversos projetos desenvolvidos na escola. Um deles é o "Brincando também se aprende a ser solidário", uma ação social em que alunos do colégio produzem brinquedos que serão doados para crianças da Creche Lar Escola Terezinha Dellamare. A entrada é gratuita.





Gostou do Café com Notícias? Então, siga o blog no Instagram, no Twitter, no Facebook, no LinkedIn e assine a nossa newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários