#PedalePorUmaCausa: Passeio ciclístico em Belo Horizonte chama atenção para a Esclerose Múltipla

agosto 24, 2019


Para estimular o entendimento na sociedade a respeito da esclerose múltipla, doença crônica autoimune que atinge o sistema nervoso central e afeta mais de 2,3 milhões de pessoas em todo o mundo, a Amigos Múltiplos pela Esclerose (AME) promove neste domingo (25/08), em Belo Horizonte (MG), mais uma edição do Pedale por uma Causa – Esclerose Múltipla, passeio ciclístico que marca o dia nacional pela conscientização da doença, 30 de agosto. 

A concentração será às 08h na Casa Luna, na rua Rodrigues Caldas, 700, no bairro Santo Agostinho, em BH. Para participar, basta se inscrever neste link e levar 1 kg de alimento não perecível no dia do evento. No site da AME, também é possível conhecer as outras cidades que participam neste ano. Abaixo, confira o mapa do percurso do passeio em BH:


Em sua quinta edição, o passeio ciclístico tem como objetivo alertar sobre a esclerose múltipla que, quanto antes for diagnosticada e iniciado o tratamento, mais qualidade de vida e menos sequelas o paciente poderá ter. Esta é a doença que mais atinge adultos jovens em todo mundo. 

De acordo com os especialistas, a esclerose múltipla é incapacitante e tem mil faces: cada indivíduo acaba por desenvolvê-la de uma forma distinta. E só no Brasil são cerca de 40 mil pessoas - muitas ainda sem diagnóstico. Por isso a importância de promover a conscientização sobre esse tema, sempre de forma leve e divertida. 

"O Pedale por uma Causa tem essa função. Nosso desejo é que as pessoas não levem quase seis anos para fechar o diagnóstico, como acontece hoje em dia. É por isso que, neste ano, em 18 cidades, mais de 3.500 pessoas vão levantar cedinho para pedalar por uma causa e divulgar muita informação com qualidade", conta Gustavo San Martin, fundador da AME.
Crédito: Divulgação. 
No ano passado, o evento foi realizado em 13 cidades e reuniu cerca de 1.800 pessoas, arrecadando 1,5 toneladas de alimentos. Neste ano, pela primeira vez, serão 18 cidades. Todos os mantimentos serão doados às entidades assistenciais locais. O passeio ciclístico terá percurso de 9,7 quilômetros e é aberto ao público, sem restrição de idade.

Neste ano, o Pedale por uma Causa – Esclerose Múltipla tem o patrocínio das farmacêuticas Biogen e Merck, além do apoio da LLYC, consultoria de comunicação. Confira abaixo a programação completa do evento:

08h – Início da retirada dos Kits
9h30 – Aquecimento para os participantes
10h15 – Início do Pedale
13h – Término do Pedale

Esclerose Múltipla

Comum e ainda mal compreendida, a esclerose múltipla é uma doença autoimune, inflamatória do sistema nervoso central (cérebro e medula espinhal). Crônica e ainda sem cura, pode levar a sintomas que são muito variáveis de uma pessoa para outra e no mesmo indivíduo ao longo do tempo. A doença ocorre mais frequentemente em jovens entre 20 e 40 anos e é duas vezes mais comum em mulheres.

Muitos sintomas são possíveis na esclerose múltipla. Entre os mais comuns, estão fadiga, problemas de visão (diplopia, neurite óptica, embaçamento), problemas motores (perda de força ou função; perda de equilíbrio) e alterações sensoriais (formigamentos, sensação de queimação).

Como não há um marcador biológico, um exame específico que defina a doença, o diagnóstico se baseia no conjunto de informações clínicas, no exame neurológico do paciente e em exames complementares, como a ressonância magnética. 

Quer saber mais? Acesse o site: www.amigosmultiplos.org.br/em.




Gostou do Café com Notícias? Então, siga o blog no Instagram, no Twitter, no Facebook, no LinkedIn e assine a nossa newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários