#ReportagemEspecial: Brasileiros redescobrem as belezas de Portugal como roteiro de viagem

junho 18, 2019

Torre de Belém em Lisboa. Crédito: Thinkstock / Reprodução. 

Por Sílvia Amâncio e Wander Veroni 


“Para viajar basta existir”. A frase do poeta português Fernando Pessoa nos faz refletir sobre o quanto viajar é importante e, ao mesmo tempo, nos permiti descobrir mais sobre nós mesmos. E neste resgate com a própria origem, muitos brasileiros têm redescoberto as belezas de Portugal como roteiro de viagem. Facilidade com a língua, familiaridades históricas e ótima infraestrutura tem colocado o país como um dos principais destinos turísticos da Europa.

E não é para menos. Segundo o Instituto Nacional de Estatística de Portugal (INE), desde 2016, há um crescimento no número de turistas brasileiros em terras lusitanas. Em 2018, foram 950 mil brasileiros no país. Ou seja, os brasileiros estão em quinto lugar no ranking de turistas que mais visitam Portugal. Em primeiro lugar está o Reino Unido, com quase 2 milhões de turistas. Em seguida, vem a Espanha (1,7 milhões); a França e a Alemanha (com pouco mais de 1,3 milhões).

Por lá, os turistas brasileiros se surpreendem ao encontrar lugares tão parecidos com o Brasil, como é o caso da cidade do Porto, onde é impossível não lembrar de cidades coloniais brasileiras como Ouro Preto e Diamantina, no interior de Minas Gerais. Ou ainda, a região central do Antigo Rio, no Rio de Janeiro, São Luiz do Paraitinga (SP) ou Alcântara (MA), com seus azulejos, sotaques, heranças culinárias e arquitetura que tem a cultura lusitana de forma tão pulsante.

Veja também:
- Colômbia é um mergulho histórico na América do Sul

Em Lisboa, por exemplo, a organização e a rapidez do transporte público é algo que chama a atenção dos turistas, uma vez que por meio de uma extensa rede de ônibus, trens e metrôs, o deslocamento de ponta a ponta do país, se torna muito mais fácil, tranquilo e por um preço acessível. 

Com isso, o turista consegue não só conhecer as cidades do norte ou do sul de Portugal, como também ir para qualquer outro país europeu. Não é à toa que a capital portuguesa foi eleita pelo World Travel Awards em 2018, pelo segundo ano consecutivo, como o Melhor Destino Citadino da Europa e o Melhor Porto de Cruzeiros.
O "Elétrico 28" é uma espécie de bondinho em Lisboa que, além de ser uma atração turística, funciona como uma opção de transporte público. Crédito: Eurobrokers / Reprodução. 

Outro ponto que, certamente, contribui para o aumento do interesse dos turistas por Portugal é a questão da segurança pública: é muito raro ver assaltos ou furtos nos principais pontos turísticos. Em 2017, o Global Peace Index (GPI), indicou Portugal como o quarto país mais pacífico do mundo – o que em nada se parece com a realidade brasileira. Para se ter uma ideia, no mesmo índice, o Brasil ocupa a 106ª posição.

Rumo ao norte  

A geógrafa Fádua Oliveira, de 34 anos, moradora de Santa Luzia (MG), conta que sempre teve vontade de conhecer Portugal, devido aos relatos de amigos que já conheciam e falaram maravilhas do país e pelo desejo de conhecer suas origens. 

“Portugal tem uma história ímpar e respiramos essa história pelos lugares que passamos e ainda temos contato com o moderno. Há lugares turísticos por todo o país. Lisboa e Porto têm atrativos para o público jovem, são cidades bem cosmopolitas. Mas o interior é um deslumbre”, diz Fádua. 

Ela destaca ainda a cidade de Évora, na região do Alentejo, que apesar do grande número de turistas, se mostrou uma região calma, com monumentos arquitetônicos de diferentes períodos da história portuguesa, com suas ruas estreitas e charmosas. “Foi em Évora que tive a melhor refeição da viagem, um arroz de pato feito pelas mãos da Dona Mariana que, junto com seu marido, Dom Miguel, administra uma cantina por quase 30 anos”, recorda. 
Templo Romano de Évora é o monumento mais conhecido da cidade. Crédito: Arquivo Pessoal. 

Em apenas seis dias de viagem pelo país, Fádua visitou 13 cidades portuguesas (Lisboa, Fátima, Porto, Braga, Évora, Guimarães, Pinhão, Villa Real, Coimbra, Batalha, Nazaré, Óbidos e Peso da Régua) em companhia de duas amigas e um grupo de turistas espanhóis a bordo de um ônibus. Pelo caminho, as “peregrinas” como eram chamadas pelo guia, provaram a riqueza da culinária portuguesa, paisagens nostálgicas e variados vinhos e licores. 

Questionada sobre qual cidade ela mais se encantou, a geógrafa diz que é difícil escolher, mas que Lisboa é especial e vale várias visitas. “Tem inúmeros lugares históricos. Adorei conhecer a Torre de Belém, o bairro de Alto Chiado que tem uma vida cultural intensa, boêmio, com comércio bem diversificado, com artistas de rua e tribos urbanas. Gostei muito do Monumento aos Navegantes. É um lugar que queria muito conhecer. Imaginar aqueles homens navegando rumo ao desconhecido me fascina, representa uma época importante da história de Portugal e do mundo”, recorda. 

Olhares ao sul 

Já a economista Patrícia Alvarenga, de 36 anos, natural de Itabira (MG), esteve no país em meados de maio deste ano, visitando uma amiga que lá reside. Suas impressões sobre o país passam pela comparação com a triste realidade dos grandes centros urbanos do Brasil. “Notei a total falta de violência. Andei a noite pelas ruas das cidades e é muito seguro. Além do respeito pelo pedestre nas faixas e as rodovias super bem conservadas e sinalizadas”, relata. 

Ela teve a oportunidade de conhecer a cidade do Porto e apreciar o pôr do sol às margens do Rio Douro. “Voltei apaixonada por essa cidade”, admite. Em seus dias de turista por Portugal, ela conheceu, além de Fátima, no sul do país, as praias de Algarve, Faro, Carvoeiro, Costa da Caparica e Setúbal. “Foram dias incríveis com bacalhoada, vinhos e sangrias. Voltei encantada”, comemora.
Patrícia se encanta com as falésias das praias de Algarve em Portugal. Crédito: Arquivo Pessoal. 

Ainda na parte sul do país, ela destaca as ótimas estradas e serviços ao turista. “Me parece que Portugal está em um período de desenvolvimento econômico. Os portugueses têm investido na área de turismo, eles preservam sua história e o custo de vida não é tão alto como no resto da Europa. Voltaria com certeza!", diz animada. 

Conexões e diferenças 

Portugal, ao sul da Europa, tem menos de 93.000 km² de extensão e pouco mais de 10,5 milhões de habitantes, mas sua história é antiga, data dos tempos pré-históricos com ocupações de diversos povos que se instalaram na região da Península Ibérica, como celtas, visigodos, romanos, árabes e por fim, os cristãos que fundaram a nação portuguesa como conhecemos hoje. 

O Brasil, o maior país da América do Sul, tem mais de 8.000.000 km² e uma população de mais de 208 milhões de habitantes. Foi colônia de exploração do Império Português por 315 anos (1500-1815) herdando o modo de vida e a língua lusitana. E, muito provavelmente, essa proximidade cultural tenha chamado tanta atenção dos brasileiros para um possível destino de viagem: uma oportunidade de se reconectar com a própria história.




Gostou do Café com Notícias? Então, siga o blog no Instagram, no Twitter, no Facebook, no LinkedIn e assine a nossa newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários